2025

Pesquisar
Loading...

O que são signos?

Saiba como interpretar e conheça as características de cada um dos 12 signos do zodíaco

Atualizado em

Quando perguntam “qual é o seu signo?”, você responde “sou de Touro” ou “sou uma pessoa geminiana”, por ter nascido entre abril e junho. A resposta está correta, mas diz respeito a apenas um dos seus signos — e você tem os todos os 12 signos no seu Mapa AstralMas o que são signos afinal?

Os signos são uma das informações fundamentais de todo Mapa Astral que, por sua vez, é como se fosse uma fotografia do céu no momento em que cada pessoa nasce.

É a partir da interpretação dessa foto (mandala astrológica), que contém signos, planetas, casas astrológicas e aspectos, que podemos conhecer a personalidade de uma pessoa.

O que são signos?

Na Astrologia, os signos são divisões geométricas criadas a partir da divisão imaginária do céu em 12 partes iguais de 30 graus cada, do ponto de vista geocêntrico, ou seja, de quem observa o céu a partir da Terra.

O astrólogo Alexey Dodsworth, autor do Mapa Astral Personare, explica essa divisão: “Imagine que uma faixa circular é projetada a partir da Terra e dividida em doze setores iguais. Isso é o que astrologicamente chamamos de signos zodiacais”.

Por isso, os signos não são constelações. Os signos astrológicos são resultados da relação entre a Terra e outros Astros, portanto não se referem às estrelas.

“O fato de algumas constelações estelares levarem o mesmo nome de signos do zodíaco é apenas uma homenagem que os antigos povos fizeram. Afinal, existem mais constelações no espaço do que signos zodiacais”, complementa Alexey.

O que cada signo significa?

Cada signo representa um espaço de atuação dos planetas. Portanto, o ideal é saber as qualidades básicas de todos os signos e descobrir, através do seu Mapa Astral, em quais deles cada planeta está localizado. 

A partir daí, a pessoa saberá que maneira a simbologia dos seus planetas será expressa, baseada nas características daquele signo. Afinal, é ele que oferece uma base descritiva da identidade e do comportamento das pessoas.

Ou seja, você pode ter signo solar em Câncer, mas não se considerar uma pessoa emotiva. Mas se tiver Lua em Câncer ou Câncer na Casa 1, pode ser que sim.

Ou seja, os signos são muito relevantes e mostram as características que temos em alguma área da vida (Casas astrológicas) e se ela é reforçada ou não por algum planeta.

Por que o signo solar não é o mais importante?

É comum as pessoas se interessarem em saber qual é o seu signo ou as características relacionadas a ele. Por exemplo, “sou canceriana”, por ser uma pessoa emotiva, ou “sou ambiciosa”, por isso sou de Capricórnio.

No entanto, o que todo mundo responde sobre “qual seu signo” é apenas seu signo solar, que da posição que o Sol estava no Céu no momento do seu nascimento.

Esta é uma visão mais superficial do perfil de uma pessoa, uma vez que o verdadeiro Mapa Astral avalia a hora do nascimento e também considera a posição da Lua e dos outros planetas, além dos principais aspectos relacionados à sua personalidade e a associação entre eles.

Sendo assim, é difícil estabelecer como critério único — e muito menos como critério principal — o signo solar. Nesse caso diríamos que só existem 12 tipos de seres humanos na Terra.

Quando Alan Leo popularizou o conhecimento astrológico, ele divulgou o ponto astrológico que seria mais fácil para que qualquer um identificasse, sem precisar realizar nenhum cálculo matemático complicado demais. Foi uma forma simples e fácil de inserir a Astrologia no cotidiano das pessoas.

Os principais signos do zodíaco

Enquanto as casas astrológicas se relacionam com condições de quem somos, os signos nos falam dos traços do nosso caráter. Todos nós temos os 12 signos no nosso Mapa, mas existem quatro deles que são os mais importantes para entendermos nossa personalidade.

Esses signos foram os quatro ângulos do nosso Mapa Astral: Casas 1, 4, 7 e 10, formando uma cruz na mandala astrológica.

“Os ângulos do mapa são lugares de muita energia, que manifesta muito do que somos e do que gostaríamos de ser. São fundamentais para entender nosso passado, presente e futuro”, explica a astróloga Marcia Fervienza.

Em resumo:

Quais são os signos do zodíaco?

No zodíaco, existem doze signos, cada um com suas próprias características e simbologia. Ao clicar no nome do signo abaixo, você será redirecionado para um artigo completo sobre ele, desde as características principais, até com quem combina no amor, qual seu planeta regente, pedras, cores, e muito mais.

Aqui estão os 12 signos do zodíaco:

Guia com as características dos signos

A seguir, veja um resumo com as principais características de cada signo, tanto as positivas quanto as negativas.

Áries

  • Positivas: sinceridade, espontaneidade, pioneirismo, capacidade de canalizar atenções.
  • Negativas: agressividade, intolerância, impulsividade, egocentrismo.

Touro

  • Positivas: solidez, firmeza, sensualidade, capacidade de realizar.
  • Negativas: teimosia, inércia, gula, materialismo.

Gêmeos

  • Positivas: inteligência, perspicácia, versatilidade, poder de comunicação.
  • Negativas: especulações desnecessárias, inquietação, falta de concentração, contradição.

Câncer

  • Positivas: sensibilidade, intuição, zelo, boa memória.
  • Negativas: rancor, fobias, manipulação, fantasias exageradas.

Leão

  • Positivas: generosidade, otimismo, nobreza, criatividade.
  • Negativas: melodramas, arrogância, egocentrismo, autoritarismo.

Virgem

  • Positivas: perfeccionismo, sistematizações, inteligência analítica, postura estudiosa.
  • Negativas: obsessões compulsivas, criticismo, pedantismo, aprisionamento à lógica.

Libra

  • Positivas: gentileza, cooperação, senso de proporção e concórdia.
  • Negativas: indecisão, idealismo excessivo, inconstância, futilidade.

Escorpião

  • Positivas: profundidade, intensidade, poder de transformação, vontade inabalável.
  • Negativas: morbidez, ressentimentos, sarcasmo, impulsos autodestrutivos.

Sagitário

  • Positivas: percepção expandida, visão clara, intuição, fé.
  • Negativas: arrogância intelectual, tendência a excessos, fanatismo, intromissão.

Capricórnio

  • Positivas: senso de responsabilidade, capacidade para o trabalho duro, sobriedade, praticidade.
  • Negativas: negativismo, mau humor, fatalismo, tendência a reclamar de tudo.

Aquário

  • Positivas: originalidade, individualidade, independência, consciência social desenvolvida.
  • Negativas: utopias exageradas, radicalismo, tendência a chocar o outro, teorias impraticáveis.

Peixes

  • Positivas: compaixão, simpatia, sensibilidade, tendências artísticas.
  • Negativas: negação da própria vida em prol de algo ou de alguém, autoilusão, dificuldade para encarar a realidade.
Personare

Personare

Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim