O que significa sonhar com elevador?
Entenda como está a comunicação entre seu consciente e subconsciente | Glossário Personare
Por Thaís Khoury
Sonhar com elevador pode indicar como está a conexão entre a sua vida consciente (acordada, externa) e a inconsciente (oculta e interna). No entanto, existem inúmeros tipos de elevadores, dos mais simples aos mais sofisticados, e essa informação pode contribuir para a amplificação do sonho. Um elevador velho, certamente, será menos eficiente e seguro do que um elevador moderno e bem calibrado. Do mesmo modo, muitas vezes, nossa psique precisa de atualizações para que possamos reagir à vida e às relações a partir de lugares psíquicos menos viciados e limitados.
Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões
O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.
Além disso, geralmente, elevadores movimentam-se verticalmente, transportando pessoas e objetos para cima e para baixo. Para isso, o elevador necessita de um comando para funcionar e, embora normalmente seja seguro, é possível que ele funcione mal ou até mesmo caia. Esses serão aspectos importantes a serem observados.
Ao sonhar com um elevador que se movimenta de forma diferente, horizontalmente ou aleatoriamente, por exemplo, é preciso considerar de ele onde parte, para onde se destina e por onde passa, a fim de compreender seu propósito/finalidade.
Outro fator importante a ser considerado é o medo, especialmente em crianças, de entrar em elevadores – algo bastante comum. Diferentemente das escadas, elevadores deixam as pessoas numa posição mais passiva, já que elas são transportadas sem nenhum autoesforço ou controle do movimento – exceto pelo comando de decidir sobre o andar onde deseja parar.
Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho
Como é esse elevador, velho ou moderno? Ele sobe ou desce? Ele funciona corretamente, trava ou despenca? Quais são as emoções que permeiam a pessoa em contato com este símbolo?
Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando
- De que forma alinho as informações que recebo do meu entorno com as informações que vêm de mim mesmo?
- Meus processos internos fluem sem obstáculos ou travam, me aprisionando em espaços psíquicos desatualizados?
- Consigo estar em contato com meu inconsciente de maneira tranquila ou sou atirado a ele sem nenhum controle?
Possíveis aplicações:
Elevador que flui
Um elevador que flui sem interferência pode indicar que a comunicação entre consciente e inconsciente ocorre de maneira saudável e satisfatória ou que a pessoa deve se empenhar para tornar esse processo mais orgânico.
Elevador que trava
Um elevador que trava e aprisiona a pessoa pode indicar que, antes de ir para onde se deseja, talvez sejam necessários ajustes e resoluções. Sem isso, talvez ela não poderá seguir.
Elevador que despenca
Um elevador que despenca pode indicar uma descida forçada ao inconsciente a fim de equilibrar a psique. Pode ser uma forma de compensar um excesso de controle e hipervalorização da razão.
Nossos especialistas
– Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.
– Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.
É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.
Saiba mais sobre mim- Contato: thais.khoury@hotmail.com
- Site: http://psiqueprofunda.blogspot.com