O que significa sonhar com praia?
A praia simboliza equilíbrio entre a objetividade e o contato com as emoções, mas significado do sonho depende das sensações do sonhador | Glossário Personare
Por Thaís Khoury
Sonhar com praia pode indicar que o inconsciente deseja lhe mostrar a relação entre o lado das emoções e subjetividades com a objetividade e segurança das sensações do sonhador.
Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.
Reflita sobre o contexto de sonhar com praia
- Como o cenário da praia se apresenta?
- Que interações ocorrem nele?
- Como o sonhador se relaciona com este símbolo?
- Que emoções esse contato evoca?
Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com praia
- Como equilibro minhas vivências concretas e minhas vivências psíquicas em minha vida?
- Encontro diversão e familiaridade nesses processos ou me sinto solitário e contemplativo em relação a eles?
- Sou capaz de caminhar em terra firme e igualmente entrar em contato com minhas emoções e meus processos criativos?
Entenda possíveis aplicações de sonhar com praia:
Sonhar com uma praia movimentada
Uma praia movimentada, cheia de pessoas e ações, pode indicar uma movimentação psíquica em direção à vivência e à experimentação do prazer e da diversão. Caso o sonhador sinta-se incomodado com isso, pode indicar também a necessidade de introspecção e solitude.
Sonhar com uma praia deserta
Uma praia deserta que é contemplada pode apontar tanto para a necessidade de isolamento e solidão quanto para o seu oposto, dependendo de como o sonhador se sente nesse cenário.
Sonhar que caminha pela beira da água
Caminhar pela praia de modo a tocar a água pode indicar que há um movimento mais equilibrado entre as experiências objetivas da vida concreta e as experiências emocionais e mais individuais da vida psíquica.
Encontro do concreto com a subjetividade
A praia, ao contrário do alto mar, é uma imagem que se divide entre a imensidão das águas marinhas e a terra firme. Há uma dualidade interessante nessa imagem, pois ela traz a segurança das sensações e da objetividade e concretude, além do movimento das emoções, da subjetividade e das instabilidades.
Em geral, praias são lugares de tranquilidade, contemplação, meditação e conexão com a natureza. Também são locais de diversão, vivências infantis e familiares, brincadeiras e exploração de uma diversidade peculiar a esse cenário. Certamente, como todo símbolo, pode ser também um local de experiências negativas, em que se é arrastado para um afogamento, mordido por algum animal marinho etc.
Informações do inconsciente
Do ponto de vista psíquico, a interação com esse cenário será fundamental para reconhecer as informações que o Inconsciente intenciona compartilhar com a consciência. Uma praia que se apresenta num dia ensolarado, com pessoas se divertindo, evoca compreensões diferentes de uma praia deserta em que o sonhador encontra-se sozinho caminhando. Cabe ao sonhador atribuir essas especificidades ao símbolo.
Nossos especialistas
– Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.
– Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.
É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.
Saiba mais sobre mim- Contato: thais.khoury@hotmail.com
- Site: http://psiqueprofunda.blogspot.com