Educar é um ato de amor
A mulher que educa é uma escultora moldando um futuro melhor
Por Cybele Meyer
Gosto de dizer que toda mãe é uma artista, pois tem a missão de educar seus filhos. O mesmo digo da professora que tem por missão educar seus alunos.Dois caminhos diferentes que se entrelaçam quando a matéria prima da obra pertence tanto a uma quanto a outra.
Fazer a analogia do esculpir com o educar dá a exata visão de que somente artistas que têm a alma aflorada são capazes de produzir o resultado esperado. Quando o artista olha um pedaço de pedra bruta ele pode enxergar uma linda musa, com fisionomia cândida e gesto singelo que brotará de dentro para fora como resultado de suas marteladas.
Lapidando pedras brutas
Quando a mãe olha seu filho pequeno (pedra bruta) o imagina como um adulto educado, gentil, amoroso, honesto, trabalhador como resultado de suas orientações.A professora quando olha seu aluno (pedra bruta) o imagina como um profissional competente, cumpridor de seus compromissos e bem sucedido como resultado de seus ensinamentos.
Para exercer qualquer uma destas profissões é preciso ser paciente e persistente. Não há como chegar a um resultado imediato. O tempo é fator primordial e não adianta ficar de braços cruzados no aguardo, porque se não “martelar” nada sairá.
Sem fórmulas prontas
Para qualquer uma destas atividades não existe verdade absoluta, o que deve existir é a compreensão plena do objetivo a ser alcançado e quais ações deverão ser empregadas para atingir este objetivo. As ações surgem em resposta a uma necessidade iminente. Estas ações devem ser repetidas tantas vezes quantas forem necessárias até serem incorporadas, igual às marteladas dando forma à pedra. Não há como falar uma vez e o filho absorver a ponto de nunca mais ser preciso falar novamente. Não adianta ter pressa, tudo vem com o seu devido tempo.
O mesmo acontece com o professor que tem que explicar até o “clic” acontecer em cada um dos seus alunos. E assim é o escultor que tem que desbastar, aparar as arestas, lixar até seus pontos mais profundos, polir e retirar a musa que estava adormecida dentro da pedra.
Assim como o escultor transforma pedra em arte a educação transforma o indivíduo num ser capaz de conviver e atuar em sociedade. É um trabalho árduo, que exige perseverança, dedicação, paciência, lucidez e muito amor.
Educar é um trabalho de repetição, de exemplo, de firmeza, de manter a palavra dada, de sabedoria, de erros e acertos
Educar é um trabalho de repetição, de exemplo, de firmeza, de manter a palavra dada, de sabedoria, de erros e acertos
, de generosidade.
Recompensas
Conciliar todos os afazeres com a educação de um filho não é tarefa fácil, mas é compensada a cada abraço recebido, a cada beijo estalado, a cada sorriso maroto, a cada olhar brilhante.
Promover um aluno para a série seguinte é ter a satisfação do dever cumprido.
Admirar uma escultura é enxergar a alma do artista.
O importante é saber que dentro de cada pedra bruta há sempre o que você quer que tenha.
Educadora, pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional. É editora do site Educar Já www.cybelemeyer.blogspot.com.br e do blog Falando Sobre: www.cybelemeyer.com.br/falandosobre
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br