Olhos revelam personalidade e problemas de saúde
Iridologia mapeia sua história de vida. Conheça 4 tipos de íris e seus significados
Por Giane Honorato
Que os olhos são a janela da alma não é novidade para ninguém. No entanto, o que pouca gente sabe é que eles também são a janela de nossa saúde e autoconhecimento. Por meio de uma terapia conhecida como Iridologia, que estuda os olhos – em específico a íris (parte colorida dos olhos), mas também a pupila e a esclera (parte branca dos olhos) – é possível identificar, nesta parte do corpo, sinais que correspondem a alguns problemas orgânicos e debilidades hereditárias, assim como toda a história de vida de uma pessoa, proporcionando uma visão sistêmica e ampliada do ser humano.
Vale reforçar que a Iridologia não tem como objetivo fazer diagnósticos, mas proporcionar um apoio terapêutico e de prevenção de doenças, já que a partir da análise ocular de uma pessoa conhecemos seus órgãos de choque, possibilitando, assim, o tratamento antes que os problemas de saúde se manifestem.
Segundo o método Ray Id (comportamental), existem três padrões básicos na íris denominados: Flor, Joia e Corrente. Além disso, há um quarto tipo intermediário entre Flor e Joia, denominado Agitador ou Ponta de Lança. Veja abaixo algumas características sobre cada um.
Irís do tipo Flor (emoção)
- Essas pessoas apresentam aberturas (pétalas) no tecido iridial
- São flexíveis, têm facilidade para relações sociais
- Movidas pela paixão e pela sensibilidade do coração
- Criativas
- “Alma de artista”
- Para relacionamentos duradouros são atraídas normalmente pelos tipos mentais (Joia ou Gema)
Tipo Joia ou Gema (mental/razão)
- Presença de pigmentos na íris
- Pessoas do tipo mental, voltadas para análise das situações e emoções
- Racionais, metódicas, perfeccionistas, intelectuais
- Se comunicam de forma verbal, direta e precisa
- Líderes, cientistas
- Para relacionamentos duradouros são atraídas normalmente pelo tipo emocional (Flor)
Tipo Corrente (cinestésico)
- Estrutura uniforme no tecido iridial, por vezes com variação de cores
- Pessoas que interagem e percebem a vida através de suas experiências sensoriais
- Intuitivas, grandes mediadoras (elos da corrente)
- Precisam de expansão
- Se destacam nas áreas da saúde, serviço público e outros
- Para relacionamentos duradouros são atraídas normalmente pelo tipo extremista (Agitador ou Ponta de Lança)
Tipo Agitador ou Ponta de Lança (extremista)
- Apresenta pigmentos (gemas) e aberturas arredondadas (flor) na íris
- Essas pessoas unem aspectos mentais e emocionais e, por vezes, oscilam entre estes
- Dinâmicas, aventureiras, ousadas
- Inventoras. motivadoras, desbravadoras
- Necessitam de equilíbrio. Podem começar atividades diversas, mas apresentam dificuldade em concretizar
- Para relacionamentos duradouros são atraídas normalmente pelo tipo cinestésico (Corrente)
Essas são apenas algumas das muitas características que podemos apontar, com base na Iridologia. Através deste método, ainda podemos identificar se o indivíduo nasceu com uma tendência introvertida ou extrovertida, por exemplo. Isso por que a Iridologia nos traz uma noção de lateralidade cerebral, nos apontando qual hemisfério é mais predominante em nosso comportamento e anéis estruturais.
Neste método também temos um mapa da íris, dividido em 46 áreas que representam nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Com isso, temos uma intensa possibilidade de autoconhecimento e entendimento de nossas potencialidades e fragilidades comportamentais e emocionais, e ainda uma possibilidade de observação de nossas relações pessoais, como, por exemplo, entre casais ou pais e filhos.
Para que seja realizado, porém, um bom trabalho e efetividade da prática iridológica alguns procedimentos devem ser seguidos. Antes mesmo da observação direta do olho – que pode ser feita a olho nu, com ajuda de uma lupa ou foto com lentes especiais – devem ser feitos alguns levantamentos, como uma avaliação integrativa do paciente, sobre suas características físicas, emocionais e sociais.
Quem realiza atendimentos de Iridologia?
Alguns profissionais de saúde, como os naturólogos, utilizam a Iridologia como uma grande ferramenta de avaliação, auxiliando na importância dos sintomas que o paciente expressa, com o objetivo de chegar a um tratamento individualizado.
Porém, vale ressaltar que em alguns casos são necessárias indicações, e o iridólogo consciente e ético encaminha seus pacientes para profissionais especializados em outras áreas, para que também possam auxiliar em uma prática preventiva, com exames clínicos e outras possibilidades terapêuticas, buscando sempre o bem-estar e a qualidade de vida.
Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Possui pós-graduação em Iridologia Alemã e Método Rayd, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica.
Saiba mais sobre mim- Contato: gianenaturologa@yahoo.com.br