Os arquétipos do Tarot em 2017
Entenda como "A Roda da Fortuna" e "O Mago" podem ajudar você no dia a dia
Por Joanita Molina
Cada ano tem seus regentes, de acordo com estudos como a Astrologia, a Numerologia e o Tarot, que trazem em si “arquétipos” a serem compreendidos e bem trabalhados neste período. Ao entender a fundo tais simbolismos, cada pessoa pode aproveitar melhor as oportunidades benéficas destes 12 meses, assim como estar atenta às dificuldades e aos obstáculos específicos que serão trazidos pelo ano em vigor.
Como perceber os arquétipos em sua vida?
Os arquétipos são uma parte importante do inconsciente, capazes de criar padrões de comportamento, hábitos e conceitos.
Mas o que são arquétipos?
Arquétipo vem do grego “Arkhé”, que significa principal, original, primeiro. É um conceito explorado em diversos campos de estudo. Na filosofia, o termo é usado para designar as ideias como modelos de todas as coisas existentes. Já na psicologia, o termo designa a forma imaterial à qual os fenômenos psíquicos tendem a se moldar. O psicólogo Carl Gustav Jung o definiu como um conjunto de imagens psíquicas presentes e incrustadas no inconsciente coletivo.
O arquétipo se reflete e projeta em diversos aspectos da vida humana, como sonhos, histórias e narrativas. São símbolos de imagens universais que existiram desde os tempos mais remotos.
Vejamos um exemplo: uma criança, que tem um pai com um forte arquétipo de dominador e autoritário, pode se identificar com este símbolo e acabar assimilando isso como parte de sua imagem da figura paterna. Consequentemente, pode criar padrões de comportamento baseados nesse arquétipo, como a repetição de atitudes autoritárias e controladoras.
Os arquétipos da Morte, do Herói e da Grande Mãe são outros exemplos de algumas figuras que todas as pessoas têm dentro de si, independente de onde foram criadas, do país em que vivem, de suas religiões, etc.
Os arquétipos do Tarot para 2017
Podemos identificar os arquétipos do Tarot para 2017, estudando os arcanos regentes do ano. Esse cálculo é feito a partir da soma dos algarismos do ano. Veja a seguir:
2+0+1+7=10 : esta primeira somatória indica que o décimo Arcano Maior no Tarot é o regente deste ano, ou seja, a “Roda da Fortuna”;
Mas, se continuarmos a redução, somando o 1 + 0, chegamos ao número 1, que indica o regente auxiliar. Esta é uma simbologia que atua com menos força, mas também está presente em 2017 e, no caso, é o arcano “O Mago”.
Ambos arquétipos indicam as qualidades e oportunidades trazidas para o momento e, ao mesmo tempo, as dificuldades a serem enfrentadas. É muito importante conhecer profundamente esses símbolos, pois eles podem ajudar a lidar melhor com o dia a dia, tendo mais produtividade, evolução e senso de autorrealização, além de estar mais preparado para lidar com as adversidades.
A Roda da Fortuna
A “Roda da Fortuna” é uma carta que representa as fases, as etapas da vida e os ciclos, como os de nascimento, morte e renascimento. É um arquétipo que pode trazer conteúdos e situações inesperadas e vem nos colocar em contato com a consequência das escolhas feitas. Vem também ensinar a abrir e fechar ciclos.
Este arcano traz sempre novas oportunidades e, por isso, devemos estar atentos e abertos ao movimento do fluxo positivo da roda, pois ela ajuda a sair dos ciclos negativos que se repetem em nossas vidas. A sabedoria da adaptação, flexibilidade e agilidade são ensinamentos que a “Roda da Fortuna” nos traz, assim como a abrir mão de padrões e conceitos obsoletos e que não mais servem. Para começar a trabalhar com esse arquétipo, reflita: que situações, estilos de pessoas e padrões se repetem em sua vida? De que forma você pode estar escolhendo viver estas repetições?
Esse arquétipo também vem nos ensinar sobre o “carma” e sua superação, pelas suas escolhas positivas que mudam padrões do passado, por meio das ações no momento presente.
Veja abaixo as características do décimo arcano do Tarot e reflita se suas decisões no dia a dia estão mais alinhadas aos aspectos positivos ou negativos desta carta:
Alguns dos aspectos positivos da Roda da Fortuna aos quais devemos estar atentos neste ano
- sabedoria dos ciclos
- superação cármica
- escolhas
- oportunidades
- novos começos
- adaptação
- flexibilidade
- solução de situações antigas
Os aspectos negativos deste arcano, que podem trazer problemas e adversidades
- luta
- dificuldade
- escolhas negativas
- prisão em círculo vicioso
- paralisação devido a sentimentos negativos (ciúme, inveja, ambição)
- acidentes,
- problemas de sistema nervoso e medula óssea
O Mago
O arquétipo do Mago representa o equilíbrio do universo, dos quatro Elementos (Ar, Fogo, Água e Terra) e o domínio destas forças dentro de si mesmo. Ele nos ensina que, para que esse estado de equilíbrio seja possível, é necessário ter consciência plena de si mesmo e das situações, através de uma consciência superior.
Este arcano traz o impulso necessário para criar algo novo e ensina a buscar uma expressão maior e superior de si mesmo.
Este arcano traz o impulso necessário para criar algo novo e ensina a buscar uma expressão maior e superior de si mesmo.
Ele nos mostra que temos sempre o poder de agir sobre toda e qualquer questão e situação, uma vez que este equilíbrio interno seja alcançado, desenvolvendo a capacidade de transformar a própria realidade.
“O Mago” ensina a ser quem somos verdadeiramente e a libertar as concepções dualistas e estáticas do bem e do mal, do certo e errado, para enxergar a vida como um processo contínuo de aprendizado e crescimento, desenvolvendo uma consciência superior de si mesmo.
Veja abaixo algumas características do primeiro arcano do Tarot:
Os aspectos positivos aos quais devemos estar mais atentos neste ano
- persistência
- consciência
- criatividade
- concretização
- ideias
- comunicação
- diplomacia
- oportunidades
- inovação.
Os aspectos negativos que podem trazer problemas e adversidades
- manipulação
- falsidade
- ambição extrema
- autoritarismo
- problemas de estômago e cordas vocais
Agora reflita: no dia a dia você consegue perceber mais suas atitudes relacionadas aos aspectos positivos ou negativos? Tem sentido problemas nas regiões do corpo relacionadas ao Mago?
É muito importante aprofundar a compreensão desses arquétipos e trabalhar com suas energias de forma integrada. Esta é uma forma de conseguir aproveitar as oportunidades e os ensinamentos trazidos por cada arcano, para terminar 2017 tendo superado desafios interiores que podem estar limitando sua vida até aqui.
Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya.
Saiba mais sobre mim- Contato: adonai@adonaigaya.com.br
- Site: http://www.adonai-iam.com.br