PANC: é de comer e você não sabia
Entre as plantas não convencionais que são comestíveis está a taioba. Aprenda uma receita de pesto
Por Malu Paes Leme
Sabe aquela flor lindinha, toda rosinha, que muitos chamam de Maria Sem Vergonha e que você vê por muitas estradas desse país? É comestível.
Sabe aquela flor linda de ipê amarelo que faz as ruas de muitas cidades do Brasil mais lindas? É comestível.
Sabe aquele trevinho que adora nascer no meio da sua hortinha de ervas? Também é comestível.
Pouco sabemos, mas muitas plantas, raízes, rizomas, sementes e castanhas que julgamos ser “mato”, na verdade são comestíveis. Nem imaginamos a riqueza que esses alimentos podem nos proporcionar em questões nutricionais. A esses alimentos chamamos PANC.
Ao consumir PANC consegue-se sair da monotonia alimentar. Consumir os mesmos alimentos todos os dias pode causar desconfortos, alergias, intolerâncias, sem falar na falta de incentivo na diversificação da agricultura, que empobrece o solo.
Que tal experimentar hoje mesmo uma nova receita?
A Taioba é rica em vitamina A, B, C, em ferro, cálcio e fósforo. Um detalhe importante é que a taioba precisa ser escaldada em água fervente para eliminar o excesso de oxalato de cálcio e só então ser refogada para ser consumida.
Spaguetti com Pesto de Taioba
Ingredientes
- 1 maço grande de taioba sem os talos
- Sal marinho
- 1x de castanha do pará ou nozes
- Azeite
- 3-4 dentes de alho amassados
- Pitada de nutritional yeast (opcional)
Modo de Preparo
Primeiro você precisa escaldar a taioba. Ferva uma panela com água. Depois de fervida, mergulhe a taioba na água e aguarde até desmanchar. Depois escorra, descarte esta água e pique bem. Aqueça uma frigideira com azeite, acrescente o alho amassado e deixe dourar. Acrescente a taioba picada e refogue bem, acerte no sal. Em um liquidificador, acrescente as castanhas ou nozes, um bocado de azeite e depois a taioba refogada. Liquidifique bem. Sirva misturando bem ao macarrão.
Ingredientes para o macarrão
- 250g de macarrão sem glúten tipo spaguetti (mas pode ser outro tipo)
- Sal à gosto
- Flores comestíveis para decorar
Modo de Preparo
Ferva uma água com um pouco de sal e fio de azeite. Acrescente o macarrão e mexa bem. Deixe cozinhar como especificado na embalagem ou até ficar al dente. Escorra, volte o macarrão para a panela e acrescente o molho pesto, misturando bem.
Malu Paes Leme é Analista Corporal, Mentora, formada em Terapia Menstrual e Sexóloga. Realiza atendimentos online e individuais, e oferece mentoria em seus cursos e Jornadas no autoconhecimento do corpo feminino que é cíclico e orgástico, e que empoderam mulheres para viver com mais autoconfiança, autonomia e poder pessoal.
Saiba mais sobre mim- Contato: malupaesleme@gmail.com
- Site: http://www.malupaesleme.com.br