Dicas para uma Páscoa saudável
Opções de cardápios leves para esse período de tentações gastronômicas
Por Amanda Regina
Na época da Páscoa, as vitrines e mercados estão abarrotados de chocolates, o que dificulta resistir à tentação, e manter uma dieta equilibrada torna-se quase um desafio. A seguir, compartilho com vocês dicas para uma Páscoa saudável.
Será que está proibido comer chocolate? O que posso comer, afinal? Ou melhor, como tornar menos prejudiciais à saúde as comemorações? Acompanhe!
Dicas para a Sexta-feira Santa
Na Sexta-feira Santa, tradicionalmente, não devemos consumir carnes em geral, mas peixes, o que é uma ótima opção, por ser ter menos gordura e, portanto, ser mais leve.
Se você pretende preparar bacalhau, prefira a versão assada, acompanhada de legumes. As opções fritas ou gratinadas acrescentam muitas calorias e colesterol, por conta dos queijos e creme de leite.
Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão, e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo.
São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes (enriqueça com fibras – diminuem a absorção de gordura e aumentam a saciedade – como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha, etc.).
Dicas para uma Páscoa saudável
Já no domingo de Páscoa, para que a comemoração seja inesquecível, alimente também o coração das pessoas com uma bela decoração. Use flores frescas e capriche na escolha de pratos, taças e guardanapos diferentes. Decore a mesa com cenouras com ramalhetes e faça patinhas de farinha no chão para entreter as crianças.
Para este dia, sugiro um cardápio especial e levinho para uma Páscoa saudável:
- Salada de alface americana, rúcula ou agrião, tomate cereja partido ao meio, palmito, carambola cortada em estrelas.
- Molho de mostarda e mel (2 colheres de sopa de maionese light, água o suficiente para dar ponto de molho, 1 colher de sobremesa de mostarda, 1 colher de chá de mel, suco de meio limão e sal a gosto)
- Frango ou carne assada – decorar com farofa em volta. Há quem goste de fazer novamente peixe ou carnes diferentes como cordeiro.
- Arroz branco, arroz com passas ou arroz com legumes. Ou então, o querido macarrão do domingo, que pode ser mais elaborado (exemplo: molho ao sugo com folhas de manjericão, azeitona preta e mussarela de búfala em rodelas)
- Abacaxi cortado finamente, como “carpaccio” e raspas de limão.
- E delicie-se com um pouco de chocolate.
Quanto de chocolate posso comer?
Recomendamos pelos antioxidantes o chocolate meio amargo, que pode conter porcentagens diferentes de cacau, mas o ideal é aqueles que tenham em torno de 70% de cacau. No mercado, existem boas marcas e preços diversos para esta opção.
Agora, para quem quer emagrecer, é melhor comer pouco chocolate do que o chocolate diet, pois este contém mais gorduras e, consequentemente, mais calorias.
Chocolate branco é o que mais tem manteiga de cacau, e não cacau, sendo a opção menos interessante.
O ideal máximo por dia de chocolate é 30 gramas, isso equivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos de barra. Veja o peso do ovo e divida o número de porções.
Exagerei, e agora?
Agora, caso tenha abusado, volte à rotina o quanto antes. Além disso, são boas ideias: aumentar a atividade física – pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta, um passeio no parque.
Ainda vale diminuir as porções das refeições, trocar o jantar por uma bela salada, ingerir mais água e caprichar nas hortaliças!
Boa Páscoa!
Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!
Saiba mais sobre mim- Contato: amandareginanutri@gmail.com