Adeus, Vênus e Mercúrio retrógrados! As previsões da semana de 06 a 12/04
Mesmo com o fim da retrogradação de Mercúrio e Vênus, os próximos dias vão exigir resiliência. Veja as previsões da semana de 06 a 12/04
Por Vanessa Tuleski
Poucos trânsitos planetários causam tanta apreensão quanto Mercúrio retrógrado. Pois, nas previsões da semana de 06 a 12/04, temos o fim desse ciclo e de outro que também deixa a vida um pouco mais travada: Vênus retrógrado.
Apesar disso, a vida em abril não será assim tão fácil. Isso porque teremos a conjunção de com Saturno, que demandará resiliência para lidar com frustrações diante de limitações e/ou questionamentos diante dos relacionamentos.
Além disso, vem aí uma Lua Cheia repleta de simbolismos. Com a Lua e o Sol no eixo Libra-Áries numa quadratura em T com Marte em Câncer, haverá uma tendência maior à irritabilidade e agitação.
Resumo das previsões da semana de 06 a 12/04:
- Toda a semana: Vênus em conjunção com Saturno
- Toda a semana: Vênus em sextil com Urano
- Toda a semana: Vênus em trígono com Marte
- Toda a semana: Mercúrio em conjunção com Netuno e Saturno
- A partir de segunda-feira (07): fim de Mercúrio retrógrado
- Até quinta-feira (10): Sol em sextil com Júpiter
- Sábado (12): fim de Vênus retrógrado
- Sábado (12): Lua Cheia em Libra
Estes são os principais trânsitos das previsões da semana de 06 a 12/04. Em seguida, veja mais detalhes e descubra como se preparar para os próximos dias.
Esta é uma análise mais abrangente, válida para todas as pessoas. Mas você pode entender como é a atuação dos planetas, especificamente, na sua vida. Para isso, acesse seu Horóscopo Personalizado gratuitamente.
Fim de Mercúrio retrógrado
A primeira boa notícia das previsões da semana de 06 a 12/04 é o fim de Mercúrio retrógrado. Já na segunda-feira (07), o planeta retoma o movimento direto, ainda que lentamente.
Mercúrio está associado ao intelecto, à comunicação, à locomoção, a sistemas e ao nosso dia a dia. O fim do ciclo retrógrado indica uma melhora nos problemas relacionados a esses temas.
Porém, a conjunção de Mercúrio com Netuno sugere alguns tropeços ainda pelo caminho.
Falta de clareza
A conjunção Mercúrio/Netuno perdura até 20 de abril. A sensação é como a de um carro em pane mecânica: ele até volta a andar, mas com dificuldade. Portanto, podemos seguir com dias atrapalhados e confusos pela frente.
Mercúrio tem a ver com o plano mental e, quando associado a Netuno, sugere uma perda de clareza. Ou seja, pode ser difícil distinguir o que é real do que é falso. Assim, nos âmbitos individual e coletivo, será preciso ter atenção para questões como:
- fake news;
- golpes;
- mentiras, ilusões e desilusões;
- falta de clareza.
No entanto, Mercúrio conjunto com Netuno também oferece boas oportunidades. Especialmente para quem souber mergulhar nesse mundo subjetivo, em um céu que ainda traz forte presença pisciana. É um bom momento para:
- exercitar a criatividade;
- produzir arte, seja desenho, pintura ou qualquer outra manifestação das suas emoções;
- fazer orações e/ou conectar-se com sua espiritualidade;
- meditar e visualizar.
COMO ESSA PREVISÃO SERÁ PARA VOCÊ?
No Horóscopo Personalizado você tem uma análise gratuita e específica para você, com base no seu Mapa. É a melhor forma de entender como essa previsão pode se traduzir na sua vida.
Sextil Sol/Júpiter tem ânimo e bom humor
Até quinta-feira (10), o Sol em Áries está em sextil com Júpiter em Gêmeos. Este é um aspecto de bom humor, carregado de vitalidade e ânimo, e favorece conexões, relações e negócios.
Na verdade, os negócios talvez ainda sejam pautados por certa lentidão em função de outros trânsitos planetários (em seguida falaremos sobre isso). Eles exigirão uma reflexão sobre nossas atitudes e tomadas de decisão.
De toda forma, essa energia mais alegre e vibrante do Sol com Júpiter é muito bem-vinda! Será uma ferramenta importante para vitaminar nossa resiliência e confiança, tão necessárias nesta semana.
Fim de Vênus retrógrado
Além de Mercúrio, Vênus também chega ao fim da sua retrogradação. O planeta do amor, dos relacionamentos e da beleza retoma seu movimento direto no sábado (12).
Foi um longo ciclo retrógrado, iniciado em 1º de março. Desde então, temos experimentado:
- grande revisão de nossos valores e desejos;
- senso de independência nas relações;
- trava na vida financeira, com mais lentidão no fechamento de negócios.
Portanto, o fim desse ciclo retrógrado tende a trazer alívio para essas questões. Porém, a conjunção de Vênus com Saturno deve impor algumas dificuldades nessa retomada ao longo de todo o mês de abril.
Conjunção Vênus/Saturno traz limitações
Vênus conjunto com Saturno nos sinaliza algumas limitações pelo caminho. Por isso será tão importante ser resiliente e paciente, lidando com as frustrações sem maiores dramas. Afinal, em alguma área da vida, podemos não estar 100%.
Veja três exemplos de como essa limitação pode se manifestar:
- Área financeira: se você for um profissional autônomo, pode sentir uma melhora nos negócios, mas terá dificuldade com muitas contas ou encargos.
- Área afetiva: se você está só e procura alguém interessante, talvez essa busca seja mais lenta e difícil do que gostaria.
- Área social: você conheceu um monte de gente legal, mas todo mundo está ocupado com seus próprios compromissos e ninguém dá a atenção que você deseja.
Saturno fala muito sobre carência, e será preciso saber lidar com ela.
Um respiro com Vênus, Marte e Urano
A forcinha extra para lidar com esses desafios vem dos bons aspectos de Vênus com Marte e Urano:
- um trígono com Marte ao longo de toda a semana;
- um sextil com Urano por todo o mês de abril.
Com Marte, só depende de nós
Marte é o nosso lado da iniciativa e, nessa interação com Vênus, pode mostrar o que está ao nosso alcance e depende só de nós. É como se perguntássemos a nós mesmos: “Sei que as coisas não andam 100% do jeito que eu gostaria, mas o que eu posso fazer de melhor?”
Vênus e Marte falam do papel que desempenhamos frente às situações:
- se você está em dificuldades financeiras, pode se questionar se não há gastos excessivos evitáveis;
- se o problema é afetivo, pode avaliar como suas atitudes impactam suas relações.
Com Urano, adaptação é a chave
Já Vênus com Urano fala muito em criatividade. E essa é uma habilidade ótima para driblar as dificuldades da vida e se adaptar a novas realidades. Tudo é uma questão de fazer o melhor possível com o que se tem à disposição:
- se você gostaria de renovar seu guarda-roupas, mas a grana está curta, talvez consiga reformar uma blusa que você não usa mais.
- se você sonhava com uma viagem neste ano, mas não será possível, que tal adiar os planos para 2026 e já começar a guardar dinheiro para este grande plano?
- na área afetiva, será que não está sonhando com algo impossível? Em vez de esperar por um(a) artista de Hollywood, vale a pena ser mais realista e alcançar o que quer.
A conjunção de Vênus e Saturno nos tira do mundo da fantasia. É hora de olhar para as coisas como elas de fato são, com realismo e seriedade.
Por isso, o olhar criativo e carregado de iniciativa que Marte e Urano trazem vai fazer toda a diferença para lidar com esses limites!
Como esse trânsito se manifesta na SUA vida?
Vênus está em destaque nas previsões da semana de 06 a 12/04, com aspectos relevantes com outros planetas. Esses trânsitos podem se manifestar em diferentes áreas da sua vida, dependendo do seu Mapa Astral.
Para saber que área é essa, siga o passo a passo:
- Acesse aqui seu Horóscopo Personalizado gratuitamente.
- Faça login ou cadastre-se, preenchendo seus dados de nascimento.
- Então, procure nos trânsitos o de “Vênus na Casa…”. Na imagem abaixo, por exemplo, a pessoa está com Vênus na Casa 7.
- Clique no trânsito para saber o que isso significa no seu momento atual.

Lua Cheia sugere muita irritação
A semana se encerra com uma Lua Cheia carregada de simbolismos, e cujos efeitos irão se estender até 26/04. No sábado (12), a fase cheia tem início com a Lua em Libra e o Sol em Áries.
Essa formatação astral no eixo Áries-Libra versa principalmente sobre:
- o meu direito (Áries) x o direito do outro (Libra);
- as minhas emoções e a minha espontaneidade (Áries) x as minhas relações (Libra).
Tudo isso formando uma quadratura em T, que é um aspecto difícil, com Marte em Câncer. Marte em Câncer tem um lado de muita irritabilidade, então é uma Lua Cheia que sugere um aumento das animosidades.
Assim, no âmbito coletivo, podemos esperar mais ocorrências como:
- episódios de violência;
- crimes violentos;
- incêndios;
- acidentes;
- brigas e discussões acaloradas.
Se Marte em Câncer ativa a irritação, a conjunção de Vênus com Saturno nos chama à maturidade. Assim, um lado nos puxa para a impulsividade e até certa infantilidade, enquanto o outro nos lembra do que é apropriado fazer ou não.
Vale lembrar que boa parte das brigas nas relações tem a ver com limites não debatidos, que acabam estourando. Então, é hora de refletir sobre o que cada pessoa espera da outra e observar como pode negociar isso.
Outra dica valiosa para esse ciclo é encontrar formas saudáveis de extravasar a energia agressiva de Marte. Fará melhor quem conseguir se dedicar a atividades físicas, por exemplo, para que essa irritação não seja jogada sobre os outros de forma injusta, gerando problemas para você mesma(o).
Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.
Saiba mais sobre mim- Contato: vanessatuleski@gmail.com
- Site: http://www.vanessatuleski.com.br