Pesquisar
Loading...

Petiscos inspirados nos países da Copa do Mundo

Com base na gastronomia dos 32 países da Copa, veja sugestões de snacks diferenciados para impressionar seus amigos durante os jogos

Atualizado em

A Copa do Mundo é um dos eventos mais assistidos no planeta. Mesmo quem não acompanha regularmente futebol fica ligado nos jogos do Mundial ou, pelo menos, nos eventos que rolam durante as partidas. Que tal escolher petiscos inspirados nos países da Copa do Mundo?

Pesquisando a gastronomia dos 32 países que participam da competição, montei sugestões de snacks diferenciados, que podem impressionar seus amigos durante os jogos. Sem falar que você pode usar a Copa como desculpa para experimentar novos sabores e fazer uma volta ao mundo gastronômica sem sair de casa! 

A cada jogo, experimente uma das receitas, que você pode fazer em casa ou encomendar prontas. Além disso, veja também:

Petiscos inspirados nos países da Copa do Mundo

A Copa do Mundo 2022 será realizada de 20 de novembro a 18 de dezembro, no Catar, com a participação das seleções de 32 países, que, por sorteio, foram reunidas em 8 grupos. Por isso, as sugestões de petiscos foram divididas da mesma forma, para você já ir entrando no clima e decorando os países.

Bora lá?

Cardápio Grupo A: Catar, Senegal, Holanda e Equador

  • Catar: invista em chá de menta para acompanhar um chancliche! É um queijo árabe feito com o leite da ovelha (sem glúten e sem lactose) que você compra pronto. Amasse ele, completa com um bom azeite por cima, decore com azeitonas pretas picadinhas e acompanhe torrada de pão árabe para servir. Se não tiver o chancliche, escolha uma boa ricota, tempere com zatar, sal, pitada de pimenta e bastante azeite.
  • Equador: experimente fazer a banana da terra grelhada (em manteiga e sal) e depois servir com guacamole. Para fazer a tradicional pastinha, use 1 abacate em cubos, pimenta–dedo-de-moça a gosto picadinha (sem sementes), 1 limão espremido, sal, 1 tomate picado em cubos, 1 colher de sopa de azeite e coentro a gosto.
  • Senegal: o país tem forte influência francesa, de mar, de batata-doce e seus amendoins são famosos! Então, sirva uma porção generosa de amendoim torrado com sal e também batata-doce no forno. Cozinhe a batata-doce, corte em fatias, regue com azeite e sal e asse até ficar dourada).
  • Holanda: que tal Frikandel? De origem holandesa, é uma salsicha típica, acompanhada de ketchup de curry ou maionese com batata frita. Para os vegetarianos, experimente um bom queijo gouda – tradicionalíssimo!

Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales

  • Inglaterra: o prato mais típico é o fish and chips – que nada mais é do que iscas de peixe empanado e servido com batata frita.
  • Irã: além de oleaginosas maravilhosas, principalmente pistache, o húmus é uma entrada saborosa e fácil de fazer (mas que você também pode comprar pronto!). Para fazer a pastinha, bata no processador 2 xícaras de grão-de-bico cozido, 2 colheres de sopa de azeite, sal a gosto, 1 limão espremido, 1 dente de alho cru e 1 colher de sopa de tahine. Sirva com pão árabe torrado e decore o húmus com páprica ou folhas de hortelã e regue um fio de azeite.
  • Estados Unidos: é claro que não pode faltar um hambúrguer! Mas que tal servir uma mini versão? Faça o hambúrguer em casa com 500g de carne moída, 1 colher de café de sal, 1 ovo, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, pimenta-do-reino e salsinha a gosto. Modele os mini hambúrgueres e grelhe na frigideira dos 2 lados, deixando no ponto que preferir. Depois complete com queijo para derreter. Monte o hambúrguer no mini pão, junto com maionese, picles (opcional), queijo, rodela de tomate e alface picadinha. Deixe ketchup e mostarda para compor.
  • País de Gales: o alho-poró é um emblema, dedicado a São Davis, o padroeiro. Então, a dica é colocar em uma assadeira 2 talos de alho-poró cortados ao meio, 1 xícara de caldo caseiro (ou água) e levar ao forno para assar, até ficar macio. Decore com cebolinha picada finamente.

Cardápio Grupo C: Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita

  • Argentina: encomende as tradicionais empanadas – a mais famosa é a de carne com ovo e na versão vegetariana, de escarola com passas!
  • México: sempre traz na lembrança alimentos picantes! Por isso, faça uma carne moída picante, o guacamole, e sirva com tacos. Decore com pimentas-dedo-de-moça.
  • Polônia: faça batatas cozidas, corte em cubinhos, regue com bastante páprica picante, azeite e sal, depois asse até ficar dourada. Sirva e coloque molhos da preferência à disposição!
  • Arábia Saudita: que tal um tabule refrescante servido em uma taça? Coloque o trigo de quibe de molho (250g) por cerca de 4 horas. Depois escorra em um pano de prato e aperte bem até ficar sequinho. Misture com 1 maço de hortelã picadinho, 2 tomates em cubinhos, 1 pepino em cubinhos, 1 cebola em cubinhos. Sirva em taças e tempere com azeite, sal e limão.

Grupo D: França, Austrália, Dinamarca e Tunísia

  • França: que tal um tábua de queijos franceses? Escolha pedaços de brie, camembert e roquefort e corte em cubos. Na tábua, deixe uma geleia de frutas vermelhas ou de damasco para acompanhar.
  • Austrália: faça costelinhas assadas. Basta pegar os pedaços e temperar com sal, um pouco de açúcar mascavo e pimenta. Depois, sirva com molho barbecue.
  • Dinamarca: faça torradas com cream cheese, salmão defumado e dill.
  • Tunísia: se inspire no famoso prato chamado tagine, que se assemelha a uma “omelete” (por conta da influência francesa no país), e sirva com batata e legumes.

Cardápio Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão e Costa Rica

  • Espanha: grelhe pimentões amarelo e vermelho diretamente na chama ou no forno, raspe a pele, corte em tiras compridas, e tempere com azeite, alho cru picadinho, sal e páprica doce. Sirva com pão em fatias!
  • Alemanha: sirva salsicha branca (weisswurst) com mostarda escura!
  • Japão: você pode se inspirar no famoso salgadinho Ebicen, ou então se aventurar a fazer sushis e sashimis (ou comprar pronto, que é sempre uma opção prática!) e chá-verde.
  • Costa Rica: grelhe banana da terra em manteiga e depois polvilhe açúcar. Sirva com queijo branco ou coalho.

Grupo F: Bélgica, Croácia, Canadá e Marrocos

  • Bélgica: faça endívias (também conhecida como chicória-comum ou chicória-belga) gratinadas! Em cada folha de endívia, coloque um cubo de queijo emmental e leve ao forno até gratinar.
  • Croácia: as amêndoas são bastante típicas. A dica é fazer asinhas de frango temperadas. Asse e depois sirva com amêndoas laminadas!
  • Canadá: faça um sanduíche com ovo frito e bacon!
  • Marrocos: faça o famoso cuscuz marroquino! Faça o cuscuz de acordo com a embalagem e depois sirva com raspas de limão, azeite, sal, passas, castanhas e frango desfiado.

Cardápio Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões

  • Brasil: sirva feijoada e caipirinha, essa combinação típica maravilhosa. Se quiser ver receitas de drinks saudáveis, clique aqui. De resto, boa torcida para a nossa Seleção!
  • Sérvia: faça uma salada refrescante, com tomates, cebola e pimentas com azeite, sal e limão.
  • Suíça: faça o famoso rosti, que nada mais é que batata inglesa ralada e grelhada em azeite e manteiga. Coloque queijo suíço para derreter (Gruyère ou Emmental) e uma pitada de pimenta-do-reino e sirva imediatamente.
  • Camarões: como o próprio nome diz, faça camarões já limpos, grelhados em azeite, pimenta-dedo-de-moça e sal!

Grupo H: Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul

  • Portugal: faça sardinhas assadas na brasa e coma com pão português regado com azeite.
  • Uruguai: faça iscas de bife empanados!
  • Gana: baseado no Kelewele, faça banana-da-terra frita temperada com noz-moscada e gengibre.
  • Coreia do Sul: sugiro comprar um Gimbap (prato coreano feito de arroz cozido e ingredientes como vegetais, peixes e carnes que são enrolados em folhas de algas marinhas, como sushis) ou kimchi (alimentos condimentados típicos da culinária da Coreia, com base em hortaliças) para acompanhar uma cerveja típica! Tem várias receitas fáceis na internet.
Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

Saiba mais sobre mim