Pesquisar
Loading...

Planetas retrógrados 2025

Temos oito planetas retrógrados de 2024. Veja as datas e o significado de cada um deles na sua vida

Atualizado em

Teremos quase todos os planetas retrógrados em 2025. Isso porque Marte, Júpiter, Urano, Vênus, Mercúrio, Plutão, Saturno e Netuno entram em movimento de retrogradação ao longo do ano.

Ou seja, apenas os dois astros que nunca retrogradam, Sol e Lua, é que não estão na lista.

Confira neste artigo:

  • datas dos planetas retrógrados em 2025
  • significado no seu Horóscopo
  • o que significa retrogradação
  • porquê alguns astros retrogradam e outros não

📱🌟 Faça parte do grupo de Astrologia do Personare no WhatsApp

Data dos planetas retrógrados 2025

  • até 30/01Urano Retrógrado: podemos experimentar alternâncias entre crises e rupturas e sentir que é mais fácil avaliar o que desejamos mudar.
  • até 04/02/25Júpiter retrógrado: período para revisar objetivos de crescimento pessoal, crenças e filosofias de vida e fazer ajustes internos antes de buscar novas conquistas.
  • até 23/02/25 Marte retrógrado: pode desencadear intensos sentimentos de raiva, conflitos e experimentar dores de cabeça.
  • de 01/03 a 12/04Vênus Retrógrado em Áries pode intensificar problemas em relacionamentos, autoestima e amor, mas ótimo para revisar nossa busca por prazer e afeto.
  • de 15/03 a 07/04: Mercúrio Retrógrado em Áries pode trazer impulsividade e impaciência na comunicação, mas também é um período para revisar atitudes e ajustar a maneira de expressar ideias.
  • de 04/05 a 13/10: Plutão Retrógrado em Capricórnio convida à introspecção sobre como lidar com autoridade e responsabilidade, porque pode revelar padrões destrutivos ou obsoletos que precisam ser eliminados.
  • de 04/07 a 10/12: Netuno Retrógrado em Áries é um momento de revisão sobre ilusões e sonhos ligados à identidade, motivações pessoais e impulsos que não estão em sintonia com a realidade.
  • de 13/07 a 28/11: Saturno Retrógrado em Áries é bom para revisar responsabilidades, disciplina e estrutura pessoal.
  • de 18/07 a 11/08: Mercúrio Retrógrado em Leão pode trazer desafios na comunicação relacionada à autoconfiança, autoexpressão e criatividade, mas ótimo para ajustar sua forma de expressão.
  • de 06/09 a 03/02: Urano Retrógrado em Gêmeos incentiva a reavaliação de ideias inovadoras, padrões de pensamento e formas de comunicação. Ou seja, é um período de introspecção sobre liberdade de expressão.
  • de 09/11 a 29/11: Mercúrio Retrógrado em Sagitário desafia a comunicação em áreas ligadas à filosofia, viagens, educação e grandes visões de futuro. Mas também é um bom momento para revisar planos de viagens, estudos ou projetos profundos.

Significado no seu Horóscopo

A retrogradação de planetas pessoais (Mercúrio, Vênus, Marte) costuma ter mais impacto no nosso dia a dia e também nas nossas vidas pessoais. Por isso, o Horóscopo Personare mostra a você o período e a área em que a retrogradação vai acontecer.

E, além disso, traz previsões personalizadas que não são para seu signo (o que seria superficial), mas para seu Mapa. Para ver, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra aqui seu Horóscopo Personare
  • Faça seu login no site, caso não tenha feito; ou seu cadastro, caso não o tenha.
  • Procure na sua lista de trânsitos, o planeta que está retrogrado e clique nele
  • Você verá suas previsões como na imagem abaixo, que é um exemplo.

O que significa retrogradação

Os planetas retrógrados não estão andando para trás, ou seja, não podem ser interpretados como se estivessem retrocedendo em sua trajetória pelo cosmos.

A Astrologia analisa os planetas a partir da perspectiva da Terra e, desse modo, em alguns períodos do ano, dependendo da velocidade com que o astro se movimenta pode parecer que a nosso planeta está mais rápido.

É como se você estivesse em um carro em alta velocidade (que seria a Terra) e passasse por outros em menor força. Isso dá a impressão de que os outros veículos estejam andando de ré, mas a verdade é que é apenas uma diferença de velocidade.

Na Astrologia, cada planeta manifesta aspectos psicológicos em cada um de nós e essa função é que fica mexida durante um período de retrogradação.

Por exemplo, Mercúrio simboliza a comunicação, e durante um período de Mercúrio retrógrado, é possível que as conversas não sejam tão claras, que os planos não se concretizem como esperado e que seja necessário reconsiderar acordos.

Alguns astros retrogradam e outros não

O Sol e a Lua nunca entram em retrogradação porque seus movimentos no céu são diferentes dos planetas. Vamos entender isso de forma mais clara:

  1. Movimento do Sol: O Sol é o centro do nosso sistema solar, e todos os planetas orbitam ao seu redor. O que percebemos como “movimento” do Sol é, na verdade, a Terra girando em torno dele. Esse movimento aparente do Sol no céu sempre segue uma trajetória linear de leste para oeste. Por isso, não há ilusão de retrocesso no seu movimento.
  2. Movimento da Lua: A Lua orbita a Terra e segue um caminho constante no céu, sem dar a impressão de mudar sua direção. Mesmo quando a Lua se move mais rápido ou mais lentamente em sua órbita elíptica, ela mantém seu movimento progressivo, sem apresentar retrogradação.

Portanto, quando falamos de retrogradação, nos referimos a uma ilusão de ótica que acontece porque a Terra e os outros planetas estão se movendo em órbitas diferentes em torno do Sol.

Como o Sol e a Lua não estão sujeitos a essa dinâmica — a Lua orbitando a Terra e o Sol sendo o ponto fixo em torno do qual tudo orbita —, não apresentam retrogradação.