Pratique o autoafago
Uso de cosméticos pode ser um meio de tomar consciência corporal
Por Carolina Arêas
Usar cosméticos é um prazer para muitas mulheres. Escolher um sabonete cheiroso, um creme especial para a pele, um shampoo indicado para os fios de cabelo é um indicativo grande de cuidado por si. Mas fazer uso destes cosméticos pode ir muito além do simples ato de cuidar da higiene básica. Usá-los com atenção e cuidado no corpo pode ser um caminho para ampliar sua percepção sobre você mesma.
Constantemente, recebemos mensagens do nosso corpo. Saber interpretar estas mensagens é poder escolher quais alternativas tomar para cuidar melhor do que é preciso. Quanto mais você conhecer o seu corpo, mais facilmente será capaz de detectar os sinais de alerta que ele emite, interpretá-los e escolher os cuidados mais apropriados. Através das sensações é possível descobrir as emoções e entrar em contato com você mesma.
Maior conexão com você mesma
Cabelo, pele, tudo isto revela muito sobre você. A pele, por exemplo, é o maior órgão do corpo humano e também reage às nossas emoções. Passar creme pelo corpo é um convite ao afago. Mas, ao invés de fazer de maneira automática, experimente uma maior conexão com si mesma neste momento. Ao espalhar o produto, perceba como anda a textura da pele, a elasticidade. Há alguma coisa diferente? Os músculos estão tensos? Escolha um creme com aroma de lavanda, que é relaxante, para uma automassagem. Aproveite este momento para fazer um carinho em você.
Para a assistente administrativa, Monica Barros, 36 anos, é fundamental ter um tempo para cuidar de si e de pôr o corpo em contato com essências, aromas e texturas que considera deliciosas. “Escolho cosméticos que me tragam bem-estar físico e mental. De tempos em tempos eu me proponho um mini spa em casa e saio sempre renovada!”
É num momento como este, ao passar o creme pelo corpo, por exemplo, que Monica observa como está sua pele e pensa que precisa fazer mais exercícios para melhorar o tônus. “Mesmo que depois eu não tenha tempo para o exercício e tal, é no instante de passar o hidratante que surge essa consciência, sim”, conta Monica. Aproveitar o momento de usar o cosmético é uma excelente maneira de ampliar seu autoconhecimento, perceber seu corpo e os sinais que ele emana.
Ritual de bem-estar
Toda quarta-feira, a jornalista Cecilia Rezende, 31 anos, prepara um ritual em casa. Neste dia, hidrata o cabelo, faz depilação, capricha nas unhas dos pés e das mãos e passa creme nos rosto. “Na hora, pareço um Frankstein. Mas, no dia seguinte, sou a Cinderela e vou trabalhar feliz da vida”, diz ela. E o que Cecilia sente com este ritual pode ser resumido em uma só palavra: felicidade.
Cecilia curte os pequenos detalhes do momento. “Quando tomo banho, procuro observar o meu corpo, me demorar naquele sabonete líquido cheiroso que eu trouxe de Paris, na água quentinha e no simples hidratante de banho que ganhei da melhor amiga. Tudo isso aguça os meus sentidos”, explica a jornalista.
Seja gentil com você mesma. Manifestar amor e cuidado por você é a melhor maneira de ficar bonita!
Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks" e “Love it Forward List”.
Saiba mais sobre mim- Contato: carolinaareas@yahoo.com.br