Pesquisar
Loading...

Produtos industrializados sem lactose podem confundir

Consumidor precisa ficar de olho no rótulo e também na bula

Atualizado em

A lactose pode estar presente em produtos industrializados de forma não muito óbvia. É o caso de embutidos como mortadela, salame e salsicha, além de biscoitos, pães e molhos prontos. Como a adição deste ingrediente varia de marca para marca é imprescindível a leitura do rótulo.

Mudanças na composição de alimentos e remédios podem ocorrer sem aviso prévio. Sempre leia a embalagem mesmo que já esteja acostumado a consumir. Algumas definições de ingredientes dos chamados “zero lactose”, porém, podem confundir.

Produto zero lactose diz que contém leite

Já é possível encontrar leites, queijos, iogurtes e outros produtos lácteos feitos a base de leite de vaca e isentos de lactose.

Receita de leite vegetal

Esses produtos utilizam a enzima lactase no processo de fabricação. Ou seja, a lactase faz durante a fabricação a “digestão da lactose” do produto, tornando-o sem lactose. Esse processo é utilizado em industrializados com o leite de vaca propriamente dito e também com leite de outros mamíferos, como búfala.

+ Receita de iogurte caseiro de coco sem lactose

Medicamentos e lactose

A lactose pode estar presente, ainda, na composição de medicamentos por ser utilizada como excipiente (material para dar volume em cápsulas e comprimidos) e, apesar da pequena quantidade, pode provocar sintomas em pacientes com a intolerância mais severa. Portanto, é importante alertar os médicos sobre sua condição de saúde e ler sempre a bula.

Como sei o meu nível de tolerância?

O nível de tolerância à lactose é individual e variável. Não há um exame específico para medi-lo de forma precisa. Portanto, ao diagnosticar a intolerância à lactose inicialmente recomenda-se evitar temporariamente o leite, laticínios em geral, e preparações com lactose para obter remissão dos sintomas. Após esse período é recomendada a reintrodução gradual conforme a tolerância individual observada. Um nutricionista pode auxiliar nesse processo para que sua alimentação continue equilibrada e com todos os nutrientes necessários para esse período.

Ajudando a digerir a lactose

Se você consegue consumir pequenas doses de lactose, procure ingerir produtos lácteos combinados com outros alimentos para retardar o tempo de esvaziamento gástrico e assim permitir que o intestino receba a lactose aos poucos. Procure também fracionar o consumo de produtos lácteos ao longo do dia para evitar a sobrecarga de altas quantidades por vez e opte por produtos lácteos fermentados e maturados que contém um teor menor de lactose.

Procure também fracionar o consumo de produtos lácteos ao longo do dia para evitar a sobrecarga de altas quantidades por vez

Uma estratégia que pode beneficiar intolerantes à lactose dos mais variados níveis é utilizar a enzima lactase comercializada em sachês, cápsulas ou comprimidos – encontradas em farmácias e que deve ser ingerida antes do consumo de produtos com lactose para auxiliar na digestão. A adaptação às enzimas é individual, portanto consulte seu médico ou nutricionista para orientar a melhor forma de consumo.

Monalihsa Cávallaro

Monalihsa Cávallaro

Psicanalista, Psicoembrióloga e Nutricionista que escolheu atuar na nutrição do corpo físico, mental e emocional. Atua na assistência a pessoas de todas as idades, desde o ventre até a fase adulta, usando como base a Psicanálise, a Psicoembriologia e o olhar integrativo das terapias energéticas.

Saiba mais sobre mim