Pesquisar
Loading...

Experimente se cobrar menos

Tente viver momento a momento e aproveitar mais cada dia

Atualizado em

É muito comum ouvirmos a expressão em latim “carpem diem”, que nos chama a aproveitar o momento, e termos uma reação mais negativa a ela do que positiva.

Isso acontece porque geralmente entendemos que quem “aproveita o dia” são as “aproveitadoras”, as “desocupadas” e “irresponsáveis”. Afinal, se nos consideramos previdentes, não podemos simplesmente viver o presente, pois existe muita coisa a ser planejada, decidida e revista.

Temos que fazer nossas projeções de contas a pagar, decidir quando tiraremos férias, quando poderemos sair com os amigos, nos inscrever naquele curso que sonhamos, fazer com antecedência a lista de compras, nos antecipar frente aos imprevistos e montar nossos planos de ação para os objetivos que pretendemos alcançar a longo prazo. Ou seja, geralmente nosso foco é o futuro, não o presente.

Nós deixamos de cultivar tempos de ócio, que consideramos inúteis – pois a pressão da sociedade por estarmos sempre ocupadas é muito grande – e ficamos nos ocupando de detalhes do porvir, já que acreditamos que se deixarmos pronto um roteiro do amanhã, estaremos prontas a qualquer eventualidade. Mas será que isso é verdade?

Por isso, é importante nos perguntarmos se de fato todos os nossos planos deram certo ou se nossas maiores realizações aconteceram de forma espontânea, numa súbita inspiração. Afinal de contas, quando as coisas fluíram natural e rapidamente estavam dentro de nossas resoluções ou o caminho simplesmente se abriu e fomos nos adaptando a ele?

Corrida louca

O interessante disso tudo é perceber que quanto mais focamos no amanhã, mais tensão sentimos, pois temos esta impressão de que, se não ficarmos o tempo todo alertas, no prevenindo de tudo, iremos ser pegas de surpresa pelos acontecimentos da vida.

É claro que planejar não faz mal por si mesmo. Porém, se imaginarmos que estamos numa corrida louca, tentando chegar num determinado destino e que estamos perdendo toda a beleza do caminho no processo (assim como alguns anos de vida), é muito triste e até desesperador.

Há o risco de chegarmos ao nosso objetivo sem termos aproveitado direito uma tarde de sol, sem ter tido tempo para ser mais criativas, sem ter nos divertido, nos presenteado com um dia de spa ou lido um livro por prazer. Veremos quantas horas de sono repousante foram perdidas, quantos almoços saborosos foram mal-aproveitados… E tudo isso para vermos nossos planos sofrendo reviravoltas?

Isso não é o bastante para relaxarmos e pararmos de nos controlar, tentando ter garantias sobre tudo? Se o futuro é a repetição do hoje, não é melhor viver o presente da melhor maneira, para que o futuro siga seu exemplo?

Por isso, planeje sim, pague suas contas em dia, mas respire fundo a cada coisa que for fazer e se concentre no agora. Veja como o tempo se expande quando você foca nele ao invés de no amanhã. Faça tudo com prazer, calma e alegria. As inspirações serão mais frequentes, você precisará planejar menos e os resultados serão mais positivos.

Continue lendo no Especial Mulher

Que tal seguir a sua intuição?

Busque se conhecer melhor e reflita no que deseja para você mesma

Cadê a criatividade que estava aqui?

Cuide do outro, sem esquecer de você

Aumente o bem-estar em sua rotina

Vanessa Mazza

Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, é taróloga há mais de 15 anos. Estuda as abordagens desta prática, com o fim de decifrar a complexidade humana, abrangendo em suas consultas temas como feng shui, i ching, astrologia e numerologia.

Saiba mais sobre mim