Receita de pernil com ameixas
Prato é fonte natural de proteínas e rico em fibras
Por Personare
Atualizado em
Para Mônica Souza, formada em gastronomia e autora do blog Cozinha Consciente, o pernil é uma fonte natural de proteínas, além do prato ser rico em fibras, por conta da presença das ameixas na receita. No entanto, ela aconselha que ao invés de comprar uma carne industrializada e pré-temperada, esta proteína seja adquirida em um açougue, que garante que conservantes químicos não serão ingeridos com o prato. “Isso já é sinônimo de mais sabor e benefícios à saúde”, afirma a especialista.
Receita de pernil com ameixas
Por: Mônica Souza
Preparo: 7 horas | Serve até 20 pessoas
Ingredientes
- 1 pernil pequeno (aproximadamente 4 a 5kg, com osso)
- 3 cebolas grandes
- 2 cabeças de alho
- 5 ramos de tomilho
- 5 ramos de alecrim
- 10 folhas de sálvia
- 10 folhas de louro
- 1 litro de vinho branco
- 500g de ameixa seca sem caroço
- Sal marinho a gosto (cerca de 1 colher de chá de sal para cada quilo de carne)
- Pimenta do reino a gosto, moída na hora (1/2 colher de sopa)
- Sementes de coentro e mostarda a gosto (aproximadamente 2 colheres de sopa de cada)
Modo de preparo
- Prepare uma marinada: pique as cebolas em cubos grandes, descasque e pique os dentes de alho em 4 pedaços, acrescente as ervas frescas e o vinho.
- Coloque a pimenta do reino e as sementes de coentro e mostarda num pilão e triture um pouco. Se não tiver pilão, use uma faca grande de cozinha deitada e aperte com as mãos para trituras as sementes.
- Tempere o pernil com sal marinho e as sementes trituradas, esfregando bastante e massageando a carne.
- Coloque o pernil num saco plástico grande, despeje a marinada dentro e feche-o, apertando bem. Coloque o saco com o pernil numa assadeira e leve para a geladeira por, no mínimo, 24 horas, virando-o a cada 6 horas. O pernil pode ficar marinando por até 3 dias. O sabor ficará incrível!
- Um pernil deste tamanho vai levar umas 5 horas para assar. Geralmente, se gasta 1 hora por cada quilo de carne. Pré-aqueça o forno a 180°C. Retire o pernil da geladeira e deixe descansando 30 minutos antes de assar. Leve o pernil para uma assadeira com a capa de gordura virada para cima e despeje o líquido da marinada sobre ele. Coloque as ameixas em torno do pernil e cubra a assadeira com papel alumínio com a parte fosca para fora. Depois de duas horas, retire o papel alumínio, as ameixas e parte do líquido da marinada, reservando-os. Deixe o pernil assando por mais 2 horas, virando-o uma vez para dourá-lo por inteiro. Regue com a marinada que ficou na assadeira sempre que puder. Depois de 4 horas, verifique se o pernil está assado, furando com uma faca até o seu centro, próximo do osso. Se não sair sangue, estará pronto.
- Retire o pernil do forno, coloque sobre uma tábua ou travessa e cubra com 3 camadas de papel alumínio para manter a temperatura.
- Leve o restante do líquido que ficou na assadeira (se estiver seca, coloque um pouco de água e raspe a borra que restou nela), junto com aquele já reservado, para o liquidificador, retirando as ervas e deixando as cebolas, as ameixas e o alho. Bata tudo e leve de volta para a panela. Se estiver muito líquido, espere reduzir em ponto de molho.
- Leve o pernil sem o papel alumínio para uma travessa e decore com frutas secas, cereja fresca, castanhas e ervas frescas (ramos de tomilho). Sirva com o molho à parte.
Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br