Reclamar demais pode ser patológico
O que você precisa fazer para modificar este padrão?
Por Luciano Flehr
Pare agora e feche os seus olhos. Faça uma análise: o quanto você reclamou hoje? Reclamar demais pode ser um padrão instaurado. A grande questão é: de onde vem ou o que gerou este padrão?
Imaginem a situação: uma mulher espera um amigo para conversar. Quando chega, a primeira coisa que ele faz é reclamar do trânsito e de uma pessoa que estava atravancando a passagem da garagem.
Parece uma situação comum, em um mundo corrido e estresseante que vivemos. Mas a mulher se deu conta que sempre que encontra o amigo, há mil reclamações. Então, ela refletiu por um instante se o amigo estava passando por algum problema e o questionou sobre o fato de ele reclamar demais para ele ter consciência desse padrão.
Pode ser que a pessoa traga um traço da mãe ou do pai, que também exageram nas reclamações. Temos aí um processo hereditário, que vai passando de geração para geração.
Outra situação é de uma pessoa que enfrentou vários problemas desde muito cedo. A pessoa transfere para as reclamações suas insatisfações, frustrações e dificuldade em mudar.
Onde você se encaixa?
O que fazer para mudar? Como se libertar desse padrão?
Um padrão significa uma situação ou ação que sempre se repete e que nos torna reféns, estejamos conscientes ou não disso.
- A primeira coisa é ter consciência. Assim, você pode tentar fazer diferente do que até então está acostumado a repetir, repetir, repetir.
- A segunda é identificar quais situações podem dar o start no ato de reclamar demais.
O processo de reclamar demais parece besteira, mas é tão sério que pode levar casamentos ao fim, ao distanciamento de amigos, a criar um rótulo de pessoa indesejada e a criar uma conexão energética densa em volta da pessoa que sempre reclama.
Então, porque não se dá atenção a isso? Porque parece um processo comum, dessa vida moderna que temos. Mas reclamar demais gera um buraco na vida social e pessoal.
Quer parar de reclamar demais?
Processos terapêuticos são ótimos para ajudar a ter clareza ou desbloquear a mente. BodyTalk, Psicoterapia e outras terapias podem ajudá-lo a ter percepção interna e externa do que você sente e das impressões que você passa.
Mas no dia a dia como faço?
- É importante tentar agir: traga movimento que seja contrário do que até então você está acostumado.
- Tente ficar sem reclamar e sinta a sua energia naquele dia.
- Perceba que você pode sentir mais leve e mais alegre.
Massoterapeuta com formação em Medicina Chinesa, Reiki, Auriculoterapia e Reset. Terapeuta Certificado de BodyTalk System pela International BodyTalk Association – IBA
Saiba mais sobre mim- Contato: lflehr@gmail.com