Três remédios para candidíase que são naturais
O tratamento natural serve para amenizar os sintomas físicos da doença e não deve substituir as indicações médicas
Por Roberta Struzani
A candidíase é uma infecção causada por um fungo que já existe na flora vaginal de proteção íntima. No entanto, quando esse fungo se prolifera exacerbadamente, gera uma inflamação, que é a candidíase. Para melhorar os sintomas físicos, você pode recorrer a remédios para candidíase que são tratamentos naturais.
Mas vale reforçar que essas as orientações devem ser usadas em paralelo ao tratamento médico convencional, jamais o substituindo.
É importante, ainda, descobrir a causa quando ocorre a candidíase de repetição (entenda melhor aqui), para mudar o organismo e quebrar o ciclo de sintomas.
Tratamentos que podem ser remédio para candidíase
1. Banho de assento de Barbatimão
O Barbatimão costuma ser o “queridinho” no tratamento físico dos sintomas da candidíase. Mas vale lembrar que o que deve ser usada é a casca do barbatimão, e não as folhas, que são tóxicas.
Nesse sentido, a casca do barbatimão combate a proliferação fúngica, é bactericida e também tem a função de limpar a vagina e cicatrizar as feridas da candidíase.
Por este motivo, uma das dicas naturais de remédio para candidíase que pode ser seguida é fazer um banho de assento de barbatimão.
Passo a passo do banho de assento de Barbatimão:
- Ferva uma única casca de barbatimão durante 15 minutos. A água ficará rosa, é natural.
- Use uma peneira para coar a água e jogue-a em uma bacia grande o suficiente para você se sentar nela.
- Coloque um pouco de água fria na bacia para que a temperatura da água fique morna.
- Sente-se na água, sem calcinha, por cerca de 15 minutos.
2. Chá de Tanchagem
A Tanchagem é excelente como tratamento complementar da candidíase, pois aumenta a imunidade da vagina, ajudando-a a combater a proliferação fúngica.
Além disso, a Tanchagem é bactericida e anti-inflamatória, ajudando a estancar hemorragias e melhorando também feridas na região íntima.
Uma das formas de usufruir os benefícios desta planta é por meio de chá. Mas já adianto que o gosto desta bebida não é agradável.
Como fazer chá de Tanchagem:
- Coloque 1 litro de água para ferver. Quando isso acontecer, desligue o fogo e jogue um punhado de Tanchagem nesta água
- Tampe a panela e mantenha-na assim durante 5 min
- Ingira esta quantidade de chá durante 1 semana, 1x por dia
3. Limpe as emoções que geram a candidíase
O fato de ser um fungo que faz parte da nossa autoproteção e que, quando prolifera demais causa uma inflamação, já nos dá pistas de que a candidíase pode surgir por causa emocional desencadeante.
Ou seja, a doença pode apontar que a mulher está se autoprotegendo em excesso na vida, o que acaba “inflamando” suas emoções e lhe ferindo.
Por exemplo: pode ser alguém que se priva em viver momentos de prazer e diversão por achar que resolver tarefas profissionais deve ser única obrigação e que ser feliz é opcional. Veja aqui 8 problemas emocionais que podem causar candidíase.
A candidíase pode ser uma forma de “grito” do seu corpo para expressar uma ferida emocional que você necessita trabalhar. Se existem emoções mal resolvidas, o corpo pode manifestar a doença como forma de apontar onde está o problema.
Como limpar as emoções
Sempre busco, no meu trabalho, integrar mente, emoção e manifestações físicas. Pois somente assim é possível ter resultados eficazes no autocuidado.
- O primeiro passo para corrigir a candidíase, assim como qualquer outra doença (veja outras ginecológicas aqui), pode ser o de limpar essa emoção do corpo.
- No caso das mulheres, as memórias celulares de todas as experiências vividas no amor ou na cama ficam concentradas justamente no útero e canal vaginal.
- Quando esses registros não são limpos, vão reverberando negativamente na saúde.
Mas é muito importante que você saiba disso antes de começar qualquer conduta para a resolução de um problema no corpo.
Afinal, enquanto não limpar seu útero das memórias de dor, traumas, mágoas e dificuldades ali registradas, a tendência é que nenhum tratamento dê resultado.
Neste caso, eu sempre indico que toda mulher se submeta a uma vivência chamada Reconsagração do Ventre – se aprofunde nela aqui. É uma terapia milenar, a qual fui pioneira em trazer para o Brasil, que trabalha em um nível inconsciente, limpando os registros celulares concentrados em seu útero e vagina.
Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.
Saiba mais sobre mim