Pesquisar
Loading...

Ritual de Beltane: tempo de amor e fertilidade

Ritual de Beltane é celebrado para pedir por amor, força, luz e fertilidade. Conheça a data e os significados

Atualizado em

O Ritual de Beltane é um dos oito rituais sagrados da Roda Celta da Vida – a Roda Anual – e está entre os quatro rituais (ou sabats) considerados mais importantes e mágicos do ano.

Chamado tanto de Beltain quanto Bealtaine, é conhecido como o Festival do Amor e da Fertilidade. Trabalha com a energia do Sol em Touro: amor, prazer pela vida, beleza e fertilidade.

Por isso, se considera Beltane como o ritual do amor, da união entre o Deus e a Deusa, da integração dos opostos (energia masculina/Yin e feminina/Yang) e da fertilidade que esses complementos manifestam em unidade da celebração da vida. Também pode ser chamado de ritual do fogo de Bel.

Data do Ritual de Beltane

As pessoas celebram tradicionalmente o Ritual de Beltane no dia 01/05, mas podem ocorrer variações de datas, dependendo da energia e configurações de cada ano.

Alguns autores colocam a data de Beltane para o hemisfério sul em 31/10, pois invertem as datas da Roda Celta dos rituais, acompanhando a inversão das estações, que são diferentes para cada hemisfério.

As linhagens celtas e druidas mais antigas e sagradas afirmam que apenas as datas das estações podem ser alteradas de acordo com cada hemisfério.

Os quatro ritos entre solstícios e equinócios (Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain), no entanto, devem ser celebrados na mesma data, independentemente do hemisfério em que se encontram.

Como as pessoas celebravam o Ritual de Beltane

Beltane é um dos rituais mais conhecidos entre os costumes celtas. 

Nas tradições antigas, costumava-se acender fogueiras gigantes em morros ou locais sagrados. Então, as pessoas queimavam oferendas no fogo, dançavam e pulavam as fogueiras pedindo por amor, força, luz e fertilidade para as próximas colheitas.

Outro costume antigo é construir o “Maypole” ou “mastro de beltane”, que é um grande pedaço de madeira ancorado na terra, decorado com fitas e ramos de plantas verdes. 

Maypole simboliza o falo do Deus fecundando a Deusa e o semear da fertilidade e coisas benéficas sobre a Terra. Além disso, as pessoas costumam dançar ao redor do mastro, segurando as fitas e entrelaçando as mesmas.

Outros costumes de Beltane incluem acender incensos feitos das árvores sagradas, como sândalo, macieira, juniperus, cedro, pinheiro e carvalho.

Além disso, contemplava fazer e partilhar bolos de aveia com frutas vermelhas ou outras comidas típicas. Por exemplo, chá de lavanda, bolinhos de canela, alimentos afrodisíacos ou elaborados com frutas vermelhas.

O que fazer no período de Beltane

A cada ano o Ritual de Beltane trabalha energias específicas, que estão ligadas às configurações do momento e energias atuantes em cada ano específico.

Assim, alguns costumes e feitios mágicos são mais enfatizados para acessar e integrar a energia desse ritual.

Porém, em todos os seus aspectos, esse ritual de luz traz sempre o trabalho com a consciência do amor, unidade, fertilidade.

Vale lembrar que esse é um ritual de grande seriedade e ordem cerimonial.

Por isso, assim como em todos os rituais mágicos da Roda da Vida, é importante que o Ritual de Beltane seja guiado por um sacerdote ou sacerdotisa iniciado de alto grau.

O líder espiritual é o sacerdote, aquele que possui a devida formação e conhecimentos para realizar a ritualística de forma totalmente firmada no positivo e trabalhada de maneira correta, completa e integrada, sem deixar margem para negatividade.

Além disso, é necessário saber direcionar o que deve ser trabalhado em cada ano nessa data.

Sendo feito integradamente, esse ritual mágico traz um grande benefício para o indivíduo, promovendo uma profunda purificação dos bloqueios com relação ao amor, unidade e fertilidade em todos os corpos.

Participar de um rito de Beltane é um momento mágico e muito especial, que abre as portas para um grande despertar espiritual e ascensional.

Roda da Vida Celta

No calendário celta, existem oito rituais sagrados de luz durante o ano, sendo que cada um deles se conecta com uma energia diferente. Conheça todos eles:

  1. Samhain (noite das bruxas)
  2. Litha (solstício de verão)
  3. Imbolc (noite do fogo)
  4. Mabon (equinócio de outono)
  5. Beltane (ritual do amor)
  6. Yule (solstício de inverno)
  7. Lammas (ritual da colheita e prosperidade)
  8. Ostara (equinócio de primavera)
Joanita Molina

Joanita Molina

Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya.

Saiba mais sobre mim