É possível ser saudável no Carnaval? Veja 5 dicas
Devemos curtir muito a folia, mas é possível minimizar os danos observando alguns pontos importantes
Por Amanda Regina
Será que é possível ser saudável no Carnaval? Mesmo quem já tem o costume de comer salada, legumes e frutas e se exercita com regularidade consegue manter os bons hábitos durante a folia?
É claro que sair da linha também faz parte, afinal, são alguns dos dias do ano em que saímos da rotina e nos divertimos com os amigos. Quem curte, deve aproveitar! Confira aqui as previsões dos Astros para o Carnaval 2023.
Dito isto, é importante entender que é possível minimizar os danos observando alguns pontos importantes. É disso que vamos falar a seguir, com 5 dicas para curtir o Carnaval com saúde, pensando, principalmente, no pós-folia.
É importante lembrar que o seu corpo tem limites e aprender a curtir a festa sem exagerar.
1. Hidrate-se muuuito
A hidratação é uma das coisas mais importantes a se considerar durante o Carnaval. Com o sol forte e o calor intenso, é fácil se desidratar e ficar doente.
Se você estiver bebendo álcool, é ainda mais importante que você se hidrate bem, intercalando bebidas alcoólicas com água e isotônicos naturais, como água de coco, assim como chás gelados. Isso ajudará a prevenir ressacas e problemas de saúde relacionados à desidratação.
Quer saber a quantidade ideal de água por dia? Clica aqui.
2. Escolha os alimentos certos
Embora seja tentador comer e beber tudo o que você quiser, é importante lembrar que a alimentação saudável pode ajudar a manter a energia e a evitar a ressaca. Carboidratos bons, como arroz, batata, milho, frutas secas e até carboidrato em gel (que você acha em farmácias), são ótimas opções para dar energia.
Além disso, é importante adicionar proteínas, como frango, ovos e leguminosas, junto com legumes para repor as vitaminas e sais minerais perdidos. Veja aqui opções de lanchinhos saudáveis.
3. Procure dormir bem
Normalmente, a folia dura quatro dias – o que é bastante tempo. Por isso, tente ingerir alimentos que ajudem o sono, como o miolinho da alface, e tomar um chá de camomila.
Outra pedida são comidas como uma banana quentinha, que ajuda a repor a sua energia. Se quiser mais dicas, confira aqui alimentos para dormir melhor e incluir na sua rotina.
4. Evite alimentos gordurosos
Existe um mito de que comer comida gordurosa ajuda na ressaca. Na verdade, comer comida pesada, como frituras, vai atrapalhar a sua sugestão e o seu corpo, que já está tendo mais trabalho para lidar com o álcool e todo o estresse da folia.
Inclusive, é legal evitar até comer carne no dia seguinte, porque você dá um descanso para o teu corpo. Ressaca? Veja dicas para se recuperar dos danos do álcool.
5. Cuidado com energéticos
Todo mundo quer aproveitar ao máximo a folia, claro, mas muitos recorrem aos energéticos. Além de açúcar e componentes artificiais que devem ser moderados, essas bebidas ricas em cafeína e taurina.
É preciso ter atenção com a quantidade, porque pode gerar alterações cardíacas e até dar dor de cabeça. O café, mesmo purinho ou em shakes caseiros, também precisa ser em doses controladas.
Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!
Saiba mais sobre mim- Contato: amandareginanutri@gmail.com