Signos fixos: o que são e as suas características
Descubra o que são signos fixos, suas características principais e como eles representam a estabilidade no zodíaco
Por Personare
Existem pessoas que curtem e se adaptam facilmente às mudanças, mas têm outras que preferem a segurança e o conforto de permanecerem onde estão. Se você respondeu a segunda opção, você provavelmente está entre os signos fixos.
E isso não é necessariamente algo positivo ou negativo — cabe a você usar as suas características a seu favor e, eventualmente, trabalhar as suas dificuldades.
Mas antes de falar mais sobre os signos fixos, lembre-se que você não é apenas um signo (você é todo o seu Mapa Astral) e que mesmo se o seu signo estiver nesta categoria, eles são diferentes entre si.
Cada signo tem suas especificidades (ritmos e polaridades diferentes, por exemplo). A seguir, você vai entender porque os signos fixos são os mais estáveis do Zodíaco e conhecer um pouco mais sobre cada um.
O que são signos fixos
Há várias formas de classificar os signos, como por elementos, polaridades e ritmos (entenda melhor aqui). Quando falamos de estabilidade, estamos nos referindo principalmente ao ritmo Fixo.
Como o próprio nome já diz, os signos Fixos são menos propensos ao movimento e às mudanças.
Segundo o astrólogo Alexey, Dodsworth, eles preferem ficar num ponto, atraindo as coisas que desejam. Por isso, além de estáveis, são mais resistentes, teimosos e demoram a se adaptarem às transformações.
Por isso, os signos mais estáveis do zodíaco são os signos Fixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.
Também poderiam ser chamados de signos executores, aqueles mais confiáveis para tocarem e gerenciarem projetos, sendo diferentes dos signos cardinais (iniciadores) e dos signos mutáveis (finalizadores).
Embora possam ser teimosos, tendem a ser pessoas trabalhadoras, corajosas e independentes, que adoram um desafio e uma chance de fazer as coisas acontecerem.
Características dos signos fixos
Embora todos os quatro signos Fixos tenham a estabilidade, ambição e resistência em comum, cada um também tem suas nuances pessoais. Veja algumas a seguir, segundo Alexey:
Touro
O Signo de Touro, além de ritmo Fixo, é do elemento Terra. Por isso, é talvez o mais estável e menos adaptável. O que se traduz num poder de inércia – o que pode ser positivo se for no sentido de firmeza de propósito, quanto negativo, se tiver dificuldade para lidar com mudanças.
Leão
Já o Signo de Leão, embora Fixo, é do elemento Fogo, por isso é tão diferente de Touro. São corajosos e proativos, porém pensam bastante antes de se arriscar. Com a regência do Sol, Leão se caracteriza como signo da autoridade e que brilha em tudo que faz.
Escorpião
Escorpião é um signo de Água Fixa, ou seja, é como o gelo. As emoções escorpianas são tão concentradas e poderosas, que podem parecer indiferença. Muito resistente, Escorpião pode aguentar rotinas intensas e exigentes, pois tem muito vigor e energia.
Aquário
E por último, mas não menos importante, Aquário é um signo fixo e do elemento Ar. Por isso, dentre todos os signos de Ar, é o mais constante, “sólido” e concentrado. Ou seja, pessoas aquarianas são muito mais estáveis do que Gêmeos e Libra (Ar), assim como mais rígidas e teimosas.