Sound Healing: os benefícios dos Sons da Cura
Entenda o que é Sound Healing, a Terapia do Som, e saiba como usá-la na sua vida
Por Marcelo Anselmo
O Sound Healing é um método de tratamento em que o terapeuta usa recursos e materiais sonoros. Desse modo, promove saúde mental, cura de doenças e equilíbrio mente e corpo.
Conhecida também como Terapia do Som ou Sons de cura, reúne elementos desde os sons da natureza até sinos e taças tibetanas na aplicação no tratamento de pacientes.
Como o Sound Healing ajuda na saúde integrativa?
O tratamento de pacientes com doenças como, por exemplo, ansiedade, estresse, depressão, insônia e dor crônica consiste em um dos grandes desafios para profissionais da saúde.
Isso em virtude das várias dimensões do paciente (mental, físico, emocional e espiritual) que necessitam de monitoramento. E, além disso, na união de métodos e recursos que podem se aplicar.
Mediante a complexidade de sinais e sintomas dessas doenças, a saúde integrativa se configura, portanto, como um conceito de associar recursos das práticas integrativas e da saúde integral.
No intuito de uma visão mais abrangente do ser humano e como as dimensões do ser e estar humano interagem para prevenir e controlar doenças.
Baseando-se nessas premissas, é necessário compreendermos que os Sons da Cura podem ser muito efetivos dentro das estratégias de tratamentos holísticos, sobretudo, por estas razões:
- Adaptação a diferentes formas e ambientes: os recursos da terapia do som se adaptam bem para serem aplicados dentro de um consultório. Mas também na casa do paciente ou, até mesmo, à distância.
- Recurso primário ou secundário no tratamento: um recurso sonoro pode se configurar como o principal dentro de uma sessão de tratamento ou no início. Com isso, auxilia o terapeuta a alcançar maior conexão com o paciente e acesso à níveis de consciência mais profundos;
Quais são os recursos do Sound Healing na prática?
O som se caracteriza em um processo biofísico, a partir da emissão de ondas sonoras, gerando efeitos benéficos na mente, corpo e espírito do paciente, promovendo assim a cura de uma determinada condição. Nesse viés, os recursos pertencentes ao método podem ser:
- O elo com a voz do terapeuta guiando um determinado estímulo (como, por exemplo, relaxamento, meditação, afirmação positiva)
- A percepção dos sons da natureza
- O desfrute do toque das taças e gongos
- O tilintar dos cristais
De modo geral, estes recursos propagam sensações de relaxamento profundo, prazer e felicidade. Em termos práticos, no caso da ansiedade, o toque das taças tibetanas atua na desaceleração das ondas cerebrais, fenômeno muito comum na ansiedade.
Já, na insônia em si, escutar o som das ondas do mar, faz com que nosso cérebro gradualmente limpe as toxinas mentais acumuladas nas tarefas cotidianas. Assim, é induzido aos estágios mais profundos do sono.
É importante considerarmos que um episódio de ansiedade generalizada pode nos levar à insônia. Assim como o descontrole da dor crônica no cotidiano pode acentuar a depressão já existente.
Nesse sentido, percebemos cura e prevenção como uma simbiose única, caminhando juntas dentro de um mesmo ser humano, fortalecendo de forma significativa os benefícios de aplicação do Sound Healing na ótica da saúde integrativa.
Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br
Saiba mais sobre mim