Terapias naturais para enfrentar o fim do relacionamento
Métodos ajudam a superar e recomeçar após o término da relação
Por Giane Honorato
Como encarar o fim do relacionamento? “Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?”, disse o grande e intenso poeta Vinicius de Moraes, em sua bela canção “A Hora Íntima”.
Mas é possível morrer de amor? Quase.
Quando terminamos um relacionamento, sentimos uma dor muito profunda. É como se o mundo desabasse e nos sentíssemos sem chão.
É uma dor física e emocional – sentimos um profundo aperto no peito e pensamos que nada mais faz sentido, que todos os planos caem por terra e que nunca mais amaremos ninguém ou nos envolveremos novamente.
Mas porque essa dor é tão difícil, tão subjetiva e objetiva ao mesmo tempo?
Pensar somente no passado ou no futuro é sinal de ansiedade
Talvez a maior sabedoria esteja em reavaliarmos, de fato, as bases sobre as quais construímos nossos relacionamentos.
A maioria das relações é pautada pela lógica do preenchimento, de acordo com a qual buscamos que o outro nos preencha e idealizamos preenchê-lo e mudá-lo.
Em vez disso, deveriam ser baseadas na troca mútua – o outro não “arranca um pedaço” nosso quando se vai, mas nos faz entender que esteve presente em nossa vida o tempo necessário para evoluir conosco.
Além disso, é comum sofrer pelo que não foi vivido, pelos planos que foram feitos, mas não se concretizaram.
Estamos o tempo todo voltados para o que ocorreu no passado e para o que estava planejado para o futuro, o que nos leva a um grau de ansiedade muito intenso.
Com isso, perdemos a magia do instante atual: o presente, uma verdadeira dádiva.
Tratamentos naturais trazem libertação após o fim do relacionamento
Quase sempre estamos cientes dessa teoria que permeia as relações, além de sabermos que, na grande maioria das vezes, as decepções são inevitáveis, mas são o caminho para a nossa evolução.
No entanto, não é sempre que essa teoria funciona ou que conseguimos colocá-la em prática. O que fazer, então? A leitura de um bom livro pode ajudar bastante, assim como um ombro amigo que nos acolha e console.
E, para passarmos mais fortes e conscientes por essa etapa, podemos fazer uso de terapias naturais como Florais, Aromaterapia, Massoterapia e Frequenciais Quânticos, entre outras, por meio da indicação de profissionais como naturólogos e outros especialistas.
Veja, abaixo, algumas dicas gerais sobre cada uma destas terapias. As dosagens, assim como a melhor sinergia (combinação de florais ou óleos), devem ser orientadas por um especialista.
Florais de Bach
Star of Bethlehem – Indicado para situações de choque e trauma, tanto recentes quanto ocorridas há tempos.
Larch – Ameniza a insegurança, a baixa autoestima e a falta de autoconfiança, que nos faz projetar para si os fracassos e maus desempenhos.
Impatiens – Recomendado para momentos de ansiedade, impaciência, intolerância e irritação, aliviando a tensão que se acumula geralmente na região do peito. Diminui a tendência de pensar apenas no momento futuro, correndo à frente das experiências.
Honeysuckle – Para os que estão sempre falando dos relacionamentos passados, vivendo no passado, e são incapazes de lidar com a realidade.
Wild Rose – Para momentos de resignação, falta de esperança, apatia e também baixa autoestima.
Florais da Califórnia
Bleeding Heart – Contribui com o desapego emocional, a aceitação ao fim de um relacionamento e o desenvolvimento de mais liberdade e objetividade nos relacionamentos. Atenua a codependência emocional.
Fuchsia – Ajuda a expressar sentimentos de forma mais profunda e genuína. Enfrenta as sensações de raiva, pesar e rejeição.
Borage – Proporciona uma alegre coragem, aliviando o aperto ou o pesar que oprimem o coração.
Chamomile – Ameniza os traumas emocionais ou a propensão a discutir em um relacionamento.
Frequenciais Quânticos
Traumavit – Indicado em especial para pessoas que sofreram quaisquer tipos de traumas e necessitam apagar estas lembranças, sejam elas antigas ou recentes. Além disso, alivia a depressão e melhora o rendimento mental.
Neurovit – Ameniza ansiedade, agitação, agressividade e angústia, além de combater depressão, insônia e estresse. Reduz alterações bruscas de humor e comportamento.
Massoterapia
Massagem com Pedras Quentes – É uma técnica que utiliza pedras vulcânicas quentes, que serão aplicadas ao corpo por meio de técnicas de massoterapia.
Trabalha efetivamente a circulação sanguínea, reduzindo os níveis de ansiedade, tensão, apreensão, agitação e ainda aliviando dores musculares. Levando o clients a um estado de harmonia, serenidade,relaxamento e paz interior.
Aromaterapia
Óleo Essencial de Lavanda – Indicado para quadros de insônia, atuando como calmante e antidepressivo. Proporciona a sensação de acolhimento (“colo de mãe”).
Óleo Essencial de Gerânio – Restaura e mantém a estabilidade emocional, sendo indicado também para momentos de ansiedade e medo.
Óleo Essencial de Litsea Cubeba – Revitaliza e reanima o humor, servindo como antidepressivo e estimulante.
Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Possui pós-graduação em Iridologia Alemã e Método Rayd, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica.
Saiba mais sobre mim- Contato: gianenaturologa@yahoo.com.br