Yoga para os rins: aprenda a cuidar dos órgãos
Dedicar sua prática de Yoga para os rins ajuda você a lidar com medo, coragem e até remover toxinas nesses órgãos
Por Rosine Mello
Se você dedicar sua prática de Yoga para os rins, você vai poder lidar com sua coragem, com seus medos e até com a função reprodutiva do seu corpo. Isso porque, para o Yoga, esses órgãos são responsáveis por essas questões.
Os rins são os orgãos que ficam na parte posterior do seu tronco, embaixo das costelas. Você tem um na direita e outro na esquerda. Portanto, a função dos rins é filtrar o sangue e remover resíduos tóxicos presentes no organismo, como uréia, creatinina e ácido úrico.
Os rins também são responsáveis pelo equilíbrio hídrico do corpo, produzem hormônios que são responsáveis pela formação de glóbulos vermelhos, vitamina D e regulação da pressão arterial.
Para conhecer mais sobre o significado energético dos rins, leia este artigo aqui também.
Os rins para o Yoga
Para o Yoga, os rins são responsáveis pela coragem e pelo medo, pela função reprodutiva, como já descrevi. Além disso, também pela formação do sangue, pelo desenvolvimento do cérebro, pela resistência dos ossos, pelo crescimento do cabelo e pela audição.
Estudos de especialistas em Ciência do Yoga mostram que:
- o rim direito nas mulheres é responsável pela gravidez e pelos ciclos menstruais; nos homens, pela produção e qualidade dos espermatozoides.
- o rim esquerdo é responsável pela memória hereditária.
Yoga para os rins
Essas são algumas posturas com benefícios do Yoga para os rins porque estimulam o sistema circulatório.
Na figura ao lado, você vê o Adho Mukha Svasana, conhecido como cachorro olhando para baixo. Perceba como é fácil!
Esse é um dos asanas que ajudam a estimular a circulação sanguínea para os rins. Dessa forma, pode ajudar a remover toxinas desses órgãos.
Posturas que fortalecem os músculos abdominais, como o Bhujangasana, a postura da cobra, ajudam a melhorar a pressão intra-abdominal, o que pode ajudar a prevenir desconfortos nos rins.
Já as posturas que trabalham as torções do tronco massageiam os rins.
Dessa forma, proporcionam funcionamento saudável desses órgãos. Não esqueça de fazer as posturas de torções para o lado direito e para o lado esquerdo!
Aproveite e leia também:
Yoga para insônia
Como começar a fazer Yoga em casa
Yoga para imunidade baixa
Precisa aprender a desapegar? Aprenda com Yoga
Yoga para lidar com a ansiedade
Core, Rins e Yoga: o que isso tem a ver?
As glandulas supra-renais são responsáveis pela produção de adrenalina e cortisol que são conhecidos como hormônios do estresse. Assim, em excesso, claro, causam problemas. Mas a produção adequada desses hormônios é natural e saudável porque ajudam na concentração.
Um core fortalecido, proporciona potência, força e estabilização. No Yoga, o Manipura Chakra é responsável pelas nossas transformações. Desse modo, os asanas de Yoga para os rins, como os citados, fortalecem o core e reduzem os hormônios produzidos pelas supra-renais.
O Yoga vem da natureza. Cada postura, os asanas, foi criada a partir da observação da natureza. Por isso, para o Yoga é imprescindível o convívio com a natureza, porque é de lá que se consegue produzir prana.
Estudos científicos atuais provam que 20 minutos diários de convívio direto com a natureza reduzem significativamente o nível do cortisol ruim. Vamos praticar?
Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga.
Saiba mais sobre mim- Contato: rosine.mello@gmail.com
- Site: https://www.rosineyoga.com.br/