Cuidar das emoções é cuidar do corpo
Entenda como a sua saúde emocional afeta a saúde física
Por Celia Lima
A saúde como um todo começa nas emoções, é processada pela mente (consciente ou inconsciente) e é materializada no corpo. Todos nós temos sensações que se expressam através de bem-estar, desconforto, insegurança, e temos também emoções como raiva, paixão, desprezo.
Num acesso de raiva, por exemplo, se não pensarmos antes de agir podemos reagir com violência, batendo em alguém, gritando com alguém, quebrando objetos, dirigindo perigosamente. Mas, como nós pensamos e somos conscientes das consequências de nossos atos, vamos reprimir nosso impulso e a manifestação da emoção terá sido represada. O que acontece com nosso corpo?
Nosso corpo reage. Não será difícil que, no decorrer do dia, sintamos uma ligeira dor nos músculos do braço, do ombro, ou dores nas articulações do pulso e dos dedos. Também não será de estranhar que depois de um tempo nossa boca comece a amargar e a cabeça comece a doer.
A energia que ficou presa vai desequilibrar esse todo que nós somos e vai se manifestar no corpo físico. Vamos adoecer. Repare: quando estamos amando, nosso corpo é leve; quando estamos preocupados nosso corpo é pesado; quando estamos irritados nosso corpo coça; quando estamos nervosos nosso corpo pulsa.
A emoção é uma qualidade de energia, o pensamento outra e o corpo outra.
Todas podem ser medidas em laboratório e existem meios para isso, como o eletroencefalograma, aparelhos que detectam alterações na freqüência respiratória, batimentos cardíacos, pressão arterial. Como somos um todo, se desequilibramos qualquer uma delas, todas são afetadas.
Nosso corpo nos dá todas as dicas para que possamos compreender qual é a emoção que deve ser trabalhada, mas na maior parte das vezes “esquecemos” de vincular o problema físico a uma emoção anterior. Tratamos a alergia, as dores, a febre, e a causa emocional permanece latente, o que faz com que o problema volte a aparecer na maioria das vezes.
É de fundamental importância que cuidemos do corpo doente, que consultemos um médico e sigamos sua orientação. Mas é igualmente importante ficarmos atentos ao aspecto emocional que gerou a doença física. Os florais são uma terapia completar eficiente para colaborar, senão na cura das doenças do corpo, na suavização dos sintomas. Silenciosamente, as essências vão agindo no sentido de trabalhar as emoções que desencadearam a doença até que, de forma consciente ou não, o indivíduo se fortaleça e consiga obter a melhora desejada: sua recuperação.
Psicoterapeuta holística com abordagem junguiana há mais de 30 anos e pós graduanda em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela PUC-PR. Utiliza os florais, entre outras ferramentas como método de apoio ao processo terapêutico, como vivências xamânicas, buscando um pilar metafísico para uma compreensão mais ampla da vida, da saúde física e emocional.
Saiba mais sobre mim- Contato: celiacalima@gmail.com