Diminuição da libido após o casamento
Entenda por que algumas mulheres perdem o interesse por sexo
Por Roberta Struzani
É muito comum a diminuição do desejo sexual entre mulheres de todas as idades. Mas antes de se punir por já não ter mais aquela vontade de quando era jovem, é preciso descartar as possibilidades orgânicas.
Afinal, existem muitas causas para a diminuição da libido e dentre elas estão as questões hormonais, muito comuns, por exemplo, em algumas mulheres que não amamentam mais seus filhos, mas continuam produzindo leite e não procuram interromper esse processo.
Nesses casos, a produção de prolactina inibe a dopamina, que é uma substância química liberada pelo cérebro que desempenha diversas funções, dentre elas o prazer. O uso de antidepressivos atua da mesma forma, sendo um grande supressor da libido feminina.
Além da causa hormonal, também existem outros fatores que ajudam a diminuir o desejo sexual, como medicamentos, filhos, excesso de responsabilidades, deveres, cabeça cheia de problemas, baixa autoestima, falta de novidade na cama e excesso de intimidade entre o casal.
Os anticoncepcionais hormonais, como pílula, anel vaginal e adesivos cutâneos, também podem ser vilões desse mal, pois inibem a ovulação, que está intimamente ligada à liberação de diversos hormônios sexuais.
Mudança de hábitos pode ajudar a resgatar desejo sexual
No entanto, geralmente a diminuição da libido em mulheres está relacionada a fatores externos. Por isso, uma mudança de hábitos e novas ideias em relação ao sexo são fundamentais para forçar a cabeça a funcionar novamente a favor da boa performance na cama.
É bem comum a mulher começar a ter problemas sexuais no terceiro ou quarto ano de namoro ou casamento, quando a relação já alcançou seu auge de intimidade e não há mais novidades.
É bem comum a mulher começar a ter problemas sexuais no terceiro ou quarto ano de namoro ou casamento, quando a relação já alcançou seu auge de intimidade e não há mais novidades.
Muitas brigas que ocorrem nos casamentos estão ligadas a diminuição da libido, problemas no sexo ou ciúmes – este último também ligado a dificuldades sexuais, pois uma mulher que tem menor libido se sente mais insegura com o seu parceiro e, consequentemente, pode ficar mais ciumenta.
O casal que estiver sofrendo desse mal deve procurar ajuda. E a mulher deve contar com o apoio do parceiro, pois essa cumplicidade torna o tratamento muito mais eficaz. Indico que em primeiro lugar um médico endocrinologista seja consultado, para descartar a possibilidade hormonal.
Depois, converse com um ginecologista ou fisioterapeuta ginecológico para maior esclarecimento sobre o tema. A visita a um psicólogo também pode ser feita, para realizar uma terapia de casal ou mesmo somente com a mulher, se for o caso.
Despertando a Deusa Afrodite em você
Como foi citado, existem diversas causas para diminuir a libido, mas nenhuma delas ganha do marasmo na relação, do comodismo de não querer mais conquistar o parceiro. Portanto, para ressuscitar sua Afrodite, a deusa do amor, é preciso usar a criatividade.
Programe viagens com seu par, experimente algumas brincadeiras de amor para seduzir ou mesmo aprenda alguns exercícios de pompoarismo para colocar em prática na cama.
Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.
Saiba mais sobre mim