Entendendo os símbolos do Reiki
No primeiro artigo da série, conheça significado do Cho-Ku-Rei
Por Simone Kobayashi
O Reiki – técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos – tem como principal objetivo energizar e harmonizar os corpos físico, emocional, mental e energético de quem o recebe.
No momento da aplicação da técnica, o reikiano (profissional que aplica o Reiki) mentaliza símbolos do Reiki específicos e os desenha de forma imaginária com as mãos, além de repetir o nome de cada um.
A função desses símbolos é ajudar o profissional a se conectar com o Reiki e concentrar energia nos campos energético, emocional, mental e físico de quem recebe a aplicação da técnica.
Isso causa uma série de benefícios nas pessoas que se submetem à terapia, como relaxamento, sensação de paz, aumento de energia, maior clareza mental e alívio de dores e desequilíbrios físicos. Também equilibra e harmoniza, fazendo com que cada um compreenda sua verdade interna.
Cada símbolo possui um nome, uma forma específica de ser traçado, um campo de atuação e uma função diferente. E vale reforçar que a pessoa que recebe o Reiki não precisa conhecer os símbolos para sentir os efeitos da técnica.
Apenas quem o aplica – ou seja, o reikiano – é que necessita ter um conhecimento profundo dos símbolos, para utilizá-los como auxiliares no processo de canalização de energia.
Somente depois do curso de iniciação da técnica o estudante se torna apto para aplicar o Reiki em outras pessoas, animais, plantas ou ambientes.
Símbolos do Reiki são sagrados
Os símbolos do Reiki não diferem de qualquer outro símbolo e até bem pouco tempo atrás eram considerados secretos.
Porém, com a globalização de toda e qualquer informação, os conhecimentos e os símbolos vieram a público e estão disponíveis para todos.
No entanto, eles continuam sagrados e dignos do nosso imenso respeito e gratidão. Por isso, devem ser usados com todo o amor, pela sua força e ação no universo.
De acordo com os conceitos da psicologia junguiana, o inconsciente se expressa primariamente através de símbolos.
tempo de reequilibrar suas energias
Mais do que uma simples consulta, uma experiência personalizada e acolhedora de harmonização e equilíbrio pensada e projetada para promover o seu bem-estar.
Além dos símbolos (pessoais) encontrados em sonhos ou fantasias de uma pessoa, há também símbolos coletivos importantes, que são geralmente encontrados nas imagens religiosas e culturais, como por exemplo: a cruz, a estrela de seis pontas, a espiral e o círculo.
Os símbolos representam conceitos que não podemos definir com clareza ou compreender plenamente, pois abrangem conteúdos maiores que as palavras conseguem explicar.
Mantras no Reiki
No curso de nível 2 do Reiki o participante aprende três símbolos e seus nomes/mantras. No terceiro nível, mais um símbolo e mantra são ensinados.
Assim, no total são quatro mantras e símbolos utilizados (e aprendidos) no sistema de Reiki tradicional. Naturalmente, com o progresso através dos níveis do aprendizado adquire-se informação, conhecimento e prática.
Os símbolos não são necessariamente secretos, mas também não são compartilhados até que o reikiano-praticante chegue a um nível adequado de compreensão.
O significado dos símbolos do Reiki
A partir de agora você poderá conferir uma série de artigos sobre os símbolos do Reiki. Neste primeiro momento abordaremos um dos símbolos mais utilizados na técnica: o “Cho-Ku-Rei”.
Cho-Ku-Rei
Definição: O Interruptor de Luz.
Cor: Deve ser mentalizado preferencialmente na cor dourada, mas pode ser usado em outras cores, de acordo com a posição ou o Chakra da pessoa que está recebendo a técnica.
Conceitos: Energia vital universal, luz divina, aqui e agora, início ou entrada de luz, estágio da geração. Meditação até que haja interação entre a mente e o mundo. União com o todo, o “grande vazio”, desprendimento do plano terrestre. O primeiro passo, a primeira experiência.
Utilização: O Cho Ku Rei é um maravilhoso símbolo de proteção. Se você é reikiano, é muito bom utilizá-lo todos os dias ao acordar e antes de dormir, como se você enviasse luz para seu dia pela manhã, e luz em agradecimento à noite.
Quem não é reikiano, pode mentalizar o símbolo Cho-Ku-Rei para buscar mais luz na sua vida.
O Cho-Ku-Rei pode ser utilizado em todas as posições durante a aplicação do Reiki ou em qualquer pessoa ou região de seu corpo. Afinal, o símbolo significa “luz”, e é sempre bom enviar ou receber essa energia.
Simone Kobayashi - Especialista em Terapia Vibracional, Terapeuta Holística e Vibracional, Mentora e Autora. Co-criadora de técnicas que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Ajuda pessoas a expandirem suas consciências e transformarem suas vidas para alcançar plenitude.
Saiba mais sobre mim