Pesquisar
Loading...

Florais e óleos essenciais para aplacar a ansiedade

Fórmula de floral e aromaterapia podem ajudar a ancorar no presente

Atualizado em

Ainda que a ansiedade não seja constante, todos estamos sujeitos a fases de excitação dependendo dos acontecimentos da vida. A ansiedade é um estado emocional que nos tira a atenção do momento presente, roubando horas preciosas do dia que poderiam ser produtivas se não estivéssemos fixados no futuro, imaginando “como seria se?”. Ela acaba provocando cansaço, frustração e preocupações desnecessárias. Volte-se para o momento presente com a ajuda da terapia floral combinada também com essências da Aromaterapia.

Fórmula Floral:

Peça para manipular em Glicerina Vegetal caso tenha intolerância a álcool (ou se estiver tomando algum medicamento cuja interação com álcool seja contra indicada) e tome 4 gotas debaixo da língua ou diluídas em água entre 4 a 8 vezes por dia, sendo a primeira vez logo ao acordar e a última antes de dormir. Distribua as outras vezes ao longo do dia.

  • Clematis – Bach: Para quem se fixa no futuro, fantasiando e se perdendo na imaginação. Para grudar os pés do momento presente.
  • Chamomile – Califórnia: Para acalmar os estados de ansiedade.
  • Garlic – Califórnia: Caso a ansiedade seja crônica.
  • Larch – Bach: Caso a ansiedade esteja atrelada ao medo do fracasso, provocando paralisação nas ações.
  • Mímulus – Bach: Caso a ansiedade seja fruto dos medos das situações cotidianas.
  • Mustard – Bach: Caso a ansiedade venha acompanhada de períodos intermitentes de depressão.

Aromaterapia (óleos essenciais):

Use uma gota do óleo essencial de lavanda ou de laranja. O óleo essencial de vetiver dá segurança e traz você para aqui e agora. Pingue uma gota em um lenço e use quando sentir que a ansiedade toma conta do seu dia. Você pode encontrar mais informações sobre como controlar a ansiedade com dicas de aromaterapia nos artigos do Portal Personare.

*Colaborou Solange Lima

 

Celia Lima

Celia Lima

Psicoterapeuta holística com abordagem junguiana há mais de 30 anos e pós graduanda em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela PUC-PR. Utiliza os florais, entre outras ferramentas como método de apoio ao processo terapêutico, como vivências xamânicas, buscando um pilar metafísico para uma compreensão mais ampla da vida, da saúde física e emocional.

Saiba mais sobre mim