Pesquisar
Loading...

Gengibre previne resfriado, dor de garganta e enjoos

Aprenda a fazer chá antigripal e sopa que protege organismo

Atualizado em

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta muito antiga, nativa da Ásia, cuja raiz é a parte mais utilizada. Muito rico em substâncias benéficas para a saúde e o bem-estar, é excelente quando incorporado na alimentação. O gengibre possui propriedades antissépticas, sendo utilizado em xaropes e também de forma mastigável, que limpam a garganta e, por isso, pode ser usado quando a pessoa for falar em público ou dar palestras. Também é benéfico para dores de garganta em geral.

Além disso, a planta é anti-inflamatória, pois auxilia no aumento da temperatura corporal e pode ser utilizada no combate de resfriados e gripes. Também é uma estimulante circulatória e termogênica, ou seja, eleva o gasto calórico basal, aumentando o metabolismo do corpo.

Como se não bastassem todos esses benefícios, o gengibre ainda auxilia de forma muito promissora no combate de náuseas e enjoos – tanto em viagens de carro, como também em gestantes. Pode ser mastigado ou incorporado na receita de sucos ou até mesmo na água – basta colocar 1 rodela de gengibre na garrafa e tomar a bebida ao longo do dia.

Também possui atividade anticancerígena, prevenindo principalmente câncer de intestino, próstata e mama. Ainda muito versátil, com o seu sabor picante e acentuado, o gengibre pode ser utilizado na culinária, tanto em pratos salgados como em doces. Consulte sempre seu nutricionista sobre como colocar essa especiaria na sua alimentação.

Aprenda abaixo duas receitas com gengibre.

Receita de chá antigripal

Ingredientes:

  1. 1 copo de água
  2. 3 rodelas de gengibre
  3. 1 dente de alho inteiro e sem casca (opcional)
  4. ½ laranja espremida
  5. ½ limão espremido
  6. 1 colher de sopa de mel

Modo de fazer:

Ferva 1 copo de água com 3 rodelas de gengibre (quem quiser pode acrescentar 1 dente de alho inteiro e sem casca). Em uma xícara, coloque a água fervida com o gengibre e depois acrescente o suco de laranja, o limão espremido e o mel.

Tome sempre antes de dormir. Bom proveito!

Sopa protetora de creme de abóbora

A sopa ganhou esse nome por conter nutrientes muito protetores da saúde, especialmente os betacarotenos, que protegem o organismo contra infecções e radicais livres, e também por conter luteína e zeaxantina – nutrientes que contribuem e protegem a saúde dos olhos.

A cebola, um dos ingredientes da sopa, tem uma ação aquecedora e anti-inflamatória das vias superiores, além de fortalecer o coração. Muito abrangente como condimento – de saladas a sopas – também rica em quercetina, que exerce um papel preventivo contra o câncer.

Rendimento: 3 a 4 porções

Ingredientes:

  1. 1 colher de sobremesa de manteiga
  2. 4 colheres de sobremesa de azeite (para finalizar o prato)
  3. Meia cebola picadinha
  4. Meia abóbora hokaido ou japonesa (aquela de casca verde. Se preferir, compre já descascada e em pedaços, cerca de 500 gramas)
  5. 1 maçã com casca e sem sementes (de preferência verde)
  6. 4 dentes de cravo
  7. 1 colher de café de gengibre fresco picadinho
  8. Salsinha
  9. Sal a gosto
  10. Água
  11. Sementes de abóbora crua (somente a parte verde)

Modo de fazer:

Coloque a cebola, o gengibre, a abóbora picada, a maçã picada e o dente de cravo (pode espetá-lo na cebola) para refogar, com 1 colher de sobremesa de manteiga. Cubra a mistura com água suficiente. Quando estiver tudo cozido, bata no liquidificador e sirva o prato com cebolinha polvilhada ou salsinha picadinha, 1 colher de sobremesa de azeite e as sementes de abóbora. Bom apetite!

Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

Saiba mais sobre mim