Signo de Gêmeos: comunicação e flexibilidade
Inteligentes e com mente ampla, geminianos típicos causam grandes mudanças no mundo e em suas relações
Por Alexey Dodsworth
Gêmeos é o primeiro signo no Zodíaco representado por figuras humanas. Isso revela uma de suas maiores qualidades: a comunicação. Interagir socialmente, para quem é deste signo, é fundamental. Isso não significa que todos os geminianos em “estado puro” (sem alterações decorrentes da Lua ou do Ascendente) são extrovertidos, mas mesmo o mais tímido será bastante motivado para o tema “relações humanas”, demonstrando interesse em torno das questões de linguagem, comunicação e intercâmbios.
Quem é geminiano?
Diz-se que uma pessoa é “geminiana” se ela tiver nascido entre 21 de maio e 20 de junho, mas este período pode variar em até um dia a depender do ano de nascimento do indivíduo. No caso, a pessoa tem o Sol no signo trópico de Gêmeos, mas ter o Ascendente ou a Lua em Gêmeos, são também “marcas geminianas” que trazem os traços deste signo. É preciso lembrar que todas as pessoas, sem exceção, apresentam a “força-Gêmeos” em alguma região de seus Mapas Astrais.
Descubra aqui seu Ascendente e sua Lua
Talvez você nunca tenha percebido, mas Gêmeos é o primeiro signo cuja imagem representativa no Zodíaco são figuras humanas. Isso aponta para o fato de que é neste signo que a linguagem brota com intensidade máxima. O geminiano típico é alguém para quem os processos de comunicação são fundamentais à existência. Interagir socialmente é uma prerrogativa geminiana. Obviamente, nem todo geminiano será extrovertido, estamos falando do “signo em estado puro”, sem as alterações decorrentes da Lua, Ascendente e outros pontos. Mas mesmo o mais tímido dos geminianos será profundamente motivado para o tema “relações humanas”, e demonstrará grande interesse em torno das questões da linguagem, da comunicação e dos intercâmbios.
A DUALIDADE GEMINIANA
Gêmeos é em geral acusado de ser um tipo volúvel e inseguro. Vejamos o que está por detrás destes supostos defeitos, até porque os defeitos surgem de qualidades não muito bem aproveitadas. Em primeiro lugar, falemos da insegurança geminiana. Ela decorre, em verdade, da notável capacidade deste signo para conseguir enxergar os vários lados de uma mesma situação. Sendo um signo de natureza mutável, Gêmeos não se fixa numa só linha de raciocínio, tem mente ampla, aborda as coisas a partir de múltiplas perspectivas.
Sendo um signo de natureza mutável, Gêmeos não se fixa numa só linha de raciocínio, tem mente ampla, aborda as coisas a partir de múltiplas perspectivas.
Quando esta visão múltipla exagera, incorre em defeitos tais quais a dúvida e a insegurança. Vale aqui salientar que a dúvida não é, a priori, um defeito. A dúvida pode ser uma grande virtude, pois evita pensamentos fanáticos, permite que alternativas sejam consideradas. E é assim que podemos encarar a função de Gêmeos na ordem das coisas: como aquele que considera alternativas.
Sobre a volubilidade, ela decorre diretamente da multiplicidade de interesses de Gêmeos, o que, convenhamos, é uma coisa boa. O problema é quando estes interesses se tornam tão múltiplos que se chega a um ponto no qual a pessoa não percebe que está se dispersando indevidamente. Faz parte da maturação do tipo geminiano compreender que não é possível fazer tudo, ser tudo, alcançar tudo. Fazer escolhas implica necessariamente em fazer sacrifícios, em abdicar de alternativas. Quando o tipo Gêmeos compreende isso, passa a viver uma existência bem mais produtiva, mais conectada com a realidade, uma existência na qual a grande inteligência – outro traço marcante do signo – consegue se converter em atitude eficiente, causando grandes mudanças no contexto do mundo e das suas relações.
Astrólogo e autor de análises de Astrologia, Tarot e Runas do Personare. Sua afinidade com temas esotéricos se alinha com sua defesa à liberdade de saberes, sejam eles científicos ou não.
Saiba mais sobre mim- Contato: alexey-revista@personare.com.br