Terapia com Florais: como funciona
Essências florais trabalham emoções e ajudam a restaurar o equilíbrio
Por Simone Kobayashi
O objetivo da terapia com Florais é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros.
A terapia com florais utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.
Essa relação se faz de acordo com as características afins entre a flor da qual é produzido o floral e a pessoa.
Por exemplo, se um sentimento de falta de confiança em si mesmo, nas suas capacidades e habilidades esteja sendo um obstáculo para uma pessoa no momento, o “Larch” dos Florais de Bach poderia ajudar a dissipar esse negativo e mostrar a real capacidade que há dentro dela.
O floral não irá “colocar” nada que falta na pessoa, mas, sim, ressoar a característica que já está lá.
Vejo flores em você
Na essência da flor não temos desequilíbrio. O terapeuta holístico ou terapeuta floral está capacitado a enxergar as flores em você!
Dessa forma, ele busca nas essências ferramentas para ajudar no processo de mudança e transformação dessas emoções negativas em neutras – e depois em positivas.
Desenvolvida por Edward Bach, as essências florais de Bach compõem uma terapia alternativa que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas.
Atualmente temos vários outros sistemas florais, como os Florais de Minas e Florais Brasileiros, cada um com suas flores, mas seguindo os mesmo princípios.
Para o Dr. Bach, a personalidade da pessoa devia ser tratada, não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior – o que nós somos, no nosso dia a dia).
Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.
Informações úteis sobre terapia com florais
A utilização da terapia de florais é bem simples, a dosagem padrão é de quatro gotas diretamente na boca, no mínimo quatro vezes ao dia. Não houve até hoje nenhuma reação adversa. Não tem efeitos colaterais, nem contra indicações.
A terapia de florais é uma terapia complementar, ou seja, pode ser seguida em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.
Não existe uma idade mínima para recomendação de florais, mas temos o cuidado de pedir para diluir em água para bebês e crianças pequenas, assim como para gestantes e mães amamentando.
Simone Kobayashi - Especialista em Terapia Vibracional, Terapeuta Holística e Vibracional, Mentora e Autora. Co-criadora de técnicas que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Ajuda pessoas a expandirem suas consciências e transformarem suas vidas para alcançar plenitude.
Saiba mais sobre mim