Dicas de autocuidado no fim de ano
Veja cinco passos importantes de autocuidado no fim de ano para não esquecer de cuidar de você nesse período de correria
Por Luisa Restelli
Você tem um plano de autocuidado para o fim de ano? Geralmente, olhamos para o que fizemos e para o que ainda queremos realizar, mas muitas vezes esquecemos de incluir autocuidado nas metas do ano e nas conquistas do dia a dia.
Como é para você se cuidar? O que autocuidado significa na sua vida?
Para podermos traçar metas que sejam coerentes com aquilo que queremos vivenciar e sentir na vida, alinhadas com o nosso bem estar e saúde, precisamos saber nos conectar com nós mesmos para identificar nossas reais necessidades e os caminhos para supri-las.
Autocuidado para o fim de ano e a qualidade das suas emoções
Primeiro, é importante traçar a qualidade das sensações e emoções que você quer vivenciar na vida. O que você quer sentir?
A partir daí, fica mais fácil compreender quais circuntâncias, situações e maneiras de se relacionar vão estar alinhadas para sustentar esse estado de presença.
Nesse ponto, o autocuidado é fundamental para te manter em conexão com as suas necessidades internas e orientar os caminhos. É por meio do contato interno que podemos nos orientar com consciência, coerência e consistência na vida, alinhadas ao nosso bem estar.
Desse modo, podemos acessar os três pilares para realizarmos o que queremos viver: sabedoria, amor e vontade.
Você sente dificuldade em se cuidar?
Sabe reconhecer as suas necessidades e consegue fazer movimentos para supri-las? Ou fica sempre esperando que um outro adivinhe as suas necessidades e as resolva por você sem que você precise comunicar?
O quanto você se dá importância e se prioriza ou apenas sente culpa em se cuidar, como se fosse um ato de egoísmo? Neste texto aqui, eu explico mais sobre essas dinâmicas que dificultam nossa capacidade de nos cuidar. É importante olhar pra isso e desmistificar o que significa autocuidado pra você.
Quando fortalecemos nossa relação amorosa e acolhedora com nós mesmos, aumentamos nossa escuta interna pra encontrar os melhores caminhos alinhados ao que realmente queremos pra nós.
Exercícios de autocuidado para aprofundar o contato com você
1. auto carinho
Experimente parar uns minutinhos, sentada ou deitada, e respire fundo. Pode ser assim que acordar, antes de dormir, ou a qualquer momento do dia que você lembrar. Pode ser agora mesmo.
Feche os olhos e sinta o seu próprio toque contornando a sua cabeça, o seu rosto. Cada canto, curva, fio de cabelo. Pode ser com a ponta dos dedos ou com o toque das palmas das mãos. Experimente os diversos toques.
Suaves, mais firmes, deslizando, parando bem como segurando dando um contorno. Vai fazendo isso ao longo de todo o seu corpo. Sem pressa. Como uma criança descobrindo algo pela primeira vez. Sente cada parte do seu corpo.
Sente a sensação do toque na pele. Mergulha nessa sensação. Até chegar nos dedos dos pés. Percebe qual região precisa de mais toque e fique mais tempo nela. Reconheça a sensação dos toques em diferentes partes do corpo.
Se algo muda e qual a diferença. Reconhece o que acontece. Apenas observando, sem julgar. Sente esse contato, e, por isso, mergulha nele e percebe como é.
2. banho
Você pode utilizar o banho pra esse contato carinhoso com você também. Assim, escolha sabonetes gostosos e cheirosos, que te tragam uma sensação de bem estar. E, por fim, sinta a sensação da água escorrendo na pele.
A sensação do toque do sabonete ou da espuma. Use esse tempo pra mergulhar na sua atenção plena do momento presente, sentindo o seu corpo e se dando um carinho.
3. alongamento
Alongar é abrir espaço corporal e, consequentemente, emocional e mental visto que somos uma unidade indissociável. Corpo e mente atuam juntos, ao mesmo tempo.
Alongar o corpo também é um autocuidado que traz um respiro. É como se também circulasse melhor o ar interno em nós, o fluxo de nossas emoções que, muitas vezes, ficam paradas gerando peso.
4. movimento corporal, exercício físico e dança
Já é amplamente comprovado os inúmeros benefícios de mover o corpo pra nossa saúde física e emocional. Fazer isso de maneira consciente e atenta, em contato interno, pode ampliar esses benefícios.
Deixo também a sugestão do que chamei de movimento intuitivo. Sinta seu corpo e sua presença por um instante enquanto respira profundamente e vai se aprofundando no contato interno. Sinta o fluxo de movimento acontecer dentro de você enquanto percebe as sensações presentes em cada região do corpo.
Então, deixe o seu corpo se mover sem racionalização. Permita que qualquer movimento que queira acontecer se faça presente, deixando o corpo e suas sensações te guiarem. Assim, eles podem se tornar uma dança, posturas ou breves movimentos.
Deixe fluir sem buscar controlar e perceba pra onde o seu corpo te leva e do que você está precisando nesse momento. Quais as necessidades presentes? O que precisa ser cuidado? O que surge e com quais emoções? Sinta, reconheça e deixe o corpo te guiar pra essa autorregulação.
5. Psicoterapia
Estar em processo terapêutico pode ajudar tanto a trabalhar a dificuldade de autocuidado e todo conteúdo emocional que emerge no caminho, quanto a própria terapia já ser um grande passo de contato interno e cuidado consigo mesmo.
Uma hora da semana dedicada completamente a você, ou seja, recebendo suporte e ferramentas pra lidar com as questões que precisam ser elaboradas pra um maior bem estar, saúde e qualidade de vida e de relacionamentos.
Só podemos saber pra onde ir e qual caminho seguir quando sabemos onde estamos. Para nos cuidar e saber quais as nossas necessidades e como supri-las, precisamos, em primeiro lugar, conhecer o que se passa em nós e aprofundar esse contato interno.
Assim, conectados com nós mesmos, podemos traçar os melhores caminhos para se realizar durante esse novo ano.
Psicóloga e Psicoterapeuta Corporal Reichiana. Realiza atendimentos no RJ e online, grupos terapêuticos para mulheres e palestras.
Saiba mais sobre mim- Contato: luisarestelli.psi@gmail.com
- Site: http://www.luisarestelli.com