Motivação: a força que transforma
Reflita sobre como encontrar os motivos certos para investir em você
Por Juliana Garcia
Você já percebeu a força gerada quando alguém realmente se empenha em conseguir algo? Mesmo que não tenha os recursos necessários, a pessoa busca as oportunidades. Se não tiver as habilidades, busca desenvolvê-las. Se a questão é falta de tempo, a pessoa faz de tudo para abrir espaço em sua agenda. Ela encontra parceiros, caminhos, soluções.
Claro que existem pessoas que são naturalmente disciplinadas, além de outras que gostam de desafios, que querem sempre se superar. “Para elas tudo parece tão mais fácil”, choramingam alguns à beira do caminho. A questão é que para aquelas primeiras pessoas, além da tendência dita “natural” (que, na verdade, se sustenta pelo hábito positivo), existe uma noção clara de motivação.
Muita gente diz que está sem motivação para fazer as transformações que deseja, como se isso fosse algo externo que precisasse vir até você. Mas, na verdade, motivação vem de dentro.
Tem a ver com quais motivos essenciais estão por trás de suas ações. Quais motivos essenciais podem lhe incentivar a tomar a decisão de abrir tempo para você, para se cuidar e investir em seu crescimento? Você é que precisa encontrar essa motivação para agir. Aí, sim, com ela virão também os bons companheiros: decisão e empenho. Nela é que está a semente que vai lhe apoiar a responder às seguintes questões:
- Quais são os objetivos mais importantes em sua vida?
- O que faz com que seus objetivos sejam tão importantes e seja justificável fazer tudo que for necessário para realizá-los?
- E com qual objetivo vai começar a trabalhar esta semana, com todo seu compromisso e verdade?
Tomar consciência é o primeiro passo, assim você se conecta com o sentido, o para quê, a finalidade, a razão de ser. Os próximos passos são consequências. No final das contas, parece que é isso que a vida quer de nós: que tomemos nossas decisões e mantenhamos acesa a chama da motivação para seguir em frente!
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, pós-graduanda em Análise Junguiana e Arteterapia. Trabalha temas ligados ao universo inconsciente dos sonhos, autenticidade, coragem e transições de vida. Especializada na condução de grupos de estudos do livro “Mulheres que correm com os lobos”.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@julianaggarcia.com.br
- Site: http://julianaggarcia.com.br