Pesquisar
Loading...

Nossa voz como expressão no mundo

Entenda como a maneira de falar pode influenciar na carreira

Atualizado em

A voz é nossa expressão para o mundo e responsável por boa parte da percepção que as pessoas têm da gente. Quando crianças, nós adquirimos uma série de valores que marcarão nossa forma de falar. Nessa fase fica mais definido se falamos muito ou pouco, alto ou baixo, de forma assertiva ou mais timidamente, por exemplo. Essa forma de expressão tem a ver, portanto, com nosso núcleo familiar e com o meio em que crescemos. O tom de voz também pode ser muito parecido com o de algum parente, apesar de muitas pessoas jamais perceberem isso.

Na vida profissional, podemos ser vistos como arrogantes, receosos ou reticentes, de acordo com a nossa fala. É muito importante, assim, termos consciência da forma como estamos expressando nossos desejos no ambiente de trabalho.

O que estamos expressando com nosso tom de voz?

Falar rápido demais ou muito lentamente pode fazer com que nos coloquem rótulos não favoráveis à nossa carreira. Quem é muito ansioso ou tem excesso de energia não canalizada para a ação pode usar a voz como válvula de escape, falando aceleradamente. A impressão que passa é de que a pessoa pensa rápido demais e não se preocupa muito com os colegas, simplesmente “atropelando” todos.

Nesses casos, a simples consciência de que falamos em uma velocidade inadequada pode ser o primeiro passo para fazermos a correção. O ritmo lento demais, por outro lado, pode deixar a sensação de que a pessoa é vagarosa e demora a concluir suas tarefas, não colaborando para causar uma primeira impressão positiva, principalmente em entrevistas de emprego.

Algumas pessoas têm um tom de voz excessivamente anasalado, o que causa desconforto para quem escuta. Nesses casos, um tratamento com fonoaudióloga pode ajudar. Gagueira também é tratada por estes especialistas, com bastante sucesso. No entanto, muitas pessoas não conseguem “soltar a voz”, por muito medo de serem notadas e julgadas.

Nessas situações, a pessoa vai precisar de estímulo e apoio contínuo para se comunicar de uma maneira nova e depois mantê-la no dia a dia. É aí que o treinamento para falar em público pode se tornar um grande aliado. Outra maneira de mudar o estilo de comunicação é assistir a filmes de grandes oradores e anotar o que mais gostou nas apresentações, procurando – à sua maneira – variar e melhorar sempre através dos melhores exemplos. Pedir dicas aos amigos de sua confiança também costuma surtir bom efeito.

Melhore sua imagem pública

Os profissionais que imprimem um tom mais assertivo na sua fala, transmitem uma imagem arrojada. Uma boa dica para quem deseja seguir este caminho é fazer um treinamento gravado em vídeo, que pode ser revisado por um instrutor ou Coach capacitado, que orienta a pessoa sobre como melhorar sua imagem pública. O confronto com a própria imagem e voz gravadas costuma ser um excelente recurso para o desenvolvimento da expressão e melhora as apresentações profissionais.

Muitas pessoas nunca se viram no vídeo e, quando o fazem pela primeira vez, sentem um grande desconforto, exclamando: “Mas eu não sabia que minha voz era assim!”. Outras imediatamente começam a se criticar: “Meu cabelo está horrível, estou gorda e mal vestida”. No entanto, esse é o momento chave para que ela analise e se conscientize sobre a impressão que causa nos outros e comece a fazer as mudanças necessárias que irão impactar sua carreira. Falar é vital, então não abra mão do seu direito de se expressar e tire o maior proveito disso!

Carla Panisset

Carla Panisset

Especialista em Aumento de Performance Profissional e transição de carreira. Treinadora, Comunicóloga e Relações Públicas. Já treinou mais de 1.000 líderes e profissionais brasileiros, tendo 25 anos de carreira. Facilitadora de Biodanza® Sistema Rolando Toro (em formação).

Saiba mais sobre mim