Pesquisar
Loading...

O que é homeostase? Conheça a inteligência natural do corpo

Entenda como ações conscientes podem equilibrar nossa saúde e ambiente ao redor. Confira o que é homeostase e como ela se dá no nosso organismo.

Atualizado em

Afinal, o que é homeostase? Como definição geral, a homeostase é a tendência que um sistema tem de agir para manter a própria estabilidade, mesmo sob condições adversas.

Homeostase, ou homeostasia (do grego homeo: similar/igual e stasis: estático), é a condição estável em que um organismo deve permanecer para realizar suas funções adequadamente, de forma a manter-se em equilíbrio.

Podemos resumir a homeostase como um mecanismo natural de regulação do corpo, conseguida principalmente graças à interação dos sistemas nervoso, imune e endócrino; atualmente já se fala em sistema neuro-imune-endócrino, dada a sua interação.

Quando o meio interno não está em equilíbrio, seja por mudanças externas, ou por disfunções internas, ocorre uma perturbação da homeostase, o que pode resultar no aparecimento de doenças ou a falência total do organismo.

O que é homeostase? Saiba como tudo começou

O conceito foi descrito em 1865 por Claude Bernard, fisiologista francês, que definiu que “todos os mecanismos vitais têm apenas uma finalidade: a de manter constantes as condições de vida no ambiente interno e dentro dos parâmetros fisiológicos”.

O termo homeostase foi cunhado posteriormente, em 1929, pelo fisiologista americano Walter B. Cannon, que concretizou o princípio da regulação homeostática como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante.

Tipos de homeostase

É importante ressaltar que a homeostase pode ser compreendida por aspectos diferentes, por isso, é possível destacar três tipos:

  • Homeostase ecológica: associada ao equilíbrio da vida planetária, na qual se inclui a interação entre os reinos animal, vegetal e mineral.
  • Homeostase biológica: relacionada à regulação do ambiente interno, ou seja, às funções que acontecem dentro de qualquer ser vivo,
  • Homeostase corporal: propriedade do corpo em regular diversas funcionalidades, como a temperatura corporal, o pH, a pressão arterial (e outras funções), além dos fluidos. Neste aspecto, referindo-se à inteligência natural do corpo em sincronizar as funções regulatórias.

O termo homeostase vem sendo aplicado em diferentes áreas do conhecimento. Na Psicologia da Saúde, homeostase significa a ligação entre a função fisiológica e psicológica, no sentido de equilíbrio, compreendendo que “homeostasia psicológica consiste no equilíbrio entre as necessidades de um indivíduo e o suprimento dessas mesmas necessidades.

Assim, quando essas necessidades não são supridas, acontece uma instabilidade interior, que é solucionada com alterações nos comportamentos, que culminam na satisfação dessas necessidades”. Uma crise seria esta tentativa de satisfação. 

Para exemplificar essa relação, podemos citar os impactos que a mente agitada causa no sistema imune, onde muitos estudos demostram que controlar o estresse é um dos pilares para melhorar a saúde geral.

Ampliando a compreensão

Até agora, apresentamos as definições clássicas para compreender o que é homeostase. Mas, se você veio até aqui, te convido a prosseguir na leitura e ampliar a compreensão sobre os processos não físicos que participam da homeostasia.

Daqui para frente, quando encontrar as palavras homeostase, homeostasia, “traduza” livremente para “condição estável”.

Nosso corpo executa milhares de funções, buscando a regulação homeostática.

No entanto, o conjunto de programas bioquímicos e biológicos, interagem com os sentimentos, as emoções e o modo como tudo é processado e organizado em níveis profundos.

Entenda melhor

Por exemplo, para que o processo alimentar ocorra de modo saudável, é necessário que o sistema digestório esteja se comunicando sincronicamente com vários outros sistemas orgânicos. No entanto, somente isso não garante a boa digestão, já que informações oriundas dos pensamentos, emoções e comportamentos participam ativamente, favorecendo ou não a conclusão da digestão e a consequente distribuição de energia.

Nossas memórias, antigas e recentes, são igualmente recebidas pelo sistema digestório. Poderíamos dizer que um assunto pendente é servido com a salada, já que a mente não se desliga do problema. 

Assim, entende-se que tudo que vem do meio ambiente pode causar desequilíbrio no meio interno.

Esta interação do meio externo com o meio interno revela a fantástica inteligência natural do corpo, pois todas as funções e atividades energéticas e orgânicas são mecanismos de adaptação regidos pela tendência à homeostasia.

O corpo tende a se equilibrar, mas nem sempre o fará

Como vimos, homeostase é uma tendência que excede as funções orgânicas, sendo influenciada por fatores não-orgânicos.

Todos esses componentes se vinculam de modo a estabelecer comunicação e sincronicidade entre milhares de funções.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, quando acontece a interrupção no fluxo de energia, a homeostase fica comprometida e o corpo adoece.

Assim, entendemos que um sintoma é um sinal de que a complexa e delicada rede de comunicação e equilíbrio do corpo foi abalada.

Dessa maneira, compreender que homeostase é uma tendência inata ajuda também a compreender que nossa tendência natural é para a saúde.

A importância do autoconhecimento

Referência mundial em estudos que buscam conciliar ciência e espiritualidade, Amit Goswami é PH.D. em física quântica e autor de inúmeros artigos científicos. Em seu livro O Ativista Quântico ele diz que “o que está nos detendo é que ainda não conseguimos integrar pensamento racional e sentimento. O que nos impede? Os circuitos cerebrais instintivos de emoções negativas com os quais nascemos.”

O que ele diz é que temos condicionamentos inconscientes que nos levam aos pensamentos destrutivos ou negativos, no entanto, “a neuroplasticidade do cérebro, que nos permite criar novos circuitos cerebrais com nosso aprendizado, é uma das mais recentes e espantosas descobertas da neurociência”.

Goswami ensina que “qualquer estado pode ser transformado a partir de novos conceitos e aprendizados. Mas, para isso, é necessário romper com estruturas inconscientes que estabelecem o adoecimento como solução para um conflito”. Para isso, o autoconhecimento é a chave.

Entenda melhor

O biólogo celular Bruce H. Lipton, um dos precursores da Epigenética, em seu livro “A Biologia da Crença-Ciência e espiritualidade na mesma sintonia: o poder da consciência sobre a matéria e os milagres“, conta que:

“Tudo começou quando eu estava pesquisando os mecanismos que controlam a fisiologia e o comportamento das células. De repente, percebi que a vida de uma célula é controlada pelo ambiente físico e energético em que ela se encontra e não pelos genes. Os genes são meros modelos moleculares utilizados na construção das células, dos tecidos e órgãos. O ambiente funciona como uma espécie de’ ‘empreiteiro”, que interpreta e monta as estruturas e é responsável pelas características da vida das células”.

E continua, “mas é a consciência celular que controla os mecanismos da vida, e não os genes.”

Lipton mostra muito claramente o quanto o ambiente interfere sendo responsável pelo sucesso ou insucesso da homeostase.

É importante saber que o “meio” também refere-se à forma como lidamos com as emoções e a maneira como os pensamentos se dão.

Pensamentos e emoções possuem cadeias fisiológicas específicas

Os pesquisadores Celia Martins Cortez e Dilson Silva, ambos mestres e doutores em Biologia e Biofísica, em seu magnífico livro Fisiologia Aplicada à Psicologia, mostram que o equilíbrio neuroendócrino, que envolve os sistemas simpático e parassimpático – responsável pelo equilíbrio do estresse têm relação direta com as emoções, compondo um grande caldo químico.

Seguem dizendo que “a homeostasia é uma condição que depende de uma complexa atividade orgânica integrada, na qual o sistema nervoso tem um papel destacado”.

Dr. Paul Pearsall, Ph.D. especializado em Psiconeuroimunologia, em seu livro Memória das Células, faz uma espantosa coletânea de relatos e dados sobre a memória das células e da energia do coração.

Entenda melhor

A partir de uma experiência pessoal de diagnóstico de câncer, Pearsall vivenciou o efeito das suas crenças em contraponto ao que os médicos lhe diziam.

Sendo também um médico, a grande batalha foi com suas próprias crenças limitantes.

“Por fim, fui curado (restaurado) do câncer pela proficiência da biomedicina, pela energia mensurável que esta havia aprendido a utilizar e pelo transplante de células sãs em meu corpo, células que conseguiam se lembrar de como dividir-se em harmonia saudável, mas fui curado principalmente pelo meu coração, que atuou como mediador da nova energia vital, ou energia V, que viera com as células transplantadas”.

Considero este livro fundamental, pois a experiência de Pearsall integra vários níveis de medicinas e saberes.

Sobre o campo magnético e inteligente do coração, o Instituto Heart Math desenvolve pesquisas que demonstram como o coração e a mente precisam andar em equilíbrio, fazendo descobertas sobre o funcionamento do coração associado ao cérebro emocional, onde se verifica a existência de uma conexão fisiológica direta entre coração e cérebro. 

Pesquisadores do Instituto HeartMath mostram como uma simples lembrança positiva induz a uma rápida transição da variação cardíaca, beneficiando os circuitos cerebrais e o sistema imune, agindo positivamente sobre a ansiedade e estresse, auxiliando na homeostasia.

Como podemos nos auxiliar na homeostasia para ter saúde?

Em primeiro lugar, lembre-se que seu corpo faz isso de maneira inata. Mas, além disso, é importante que o conhecimento adquirido seja utilizado na tomada de consciência e auto responsabilidade no sentido de aplicar os aprendizados. Portanto, você pode começar aprendendo a respirar conscientemente, encontrando um terapeuta, priorizando atividade física ou meditação.

Vários experimentos apontam para a existência do campo energético, campo emocional e campo de luz, que são estados sutis que precedem e permeiam o corpo orgânico.

Desde que Bernard, em 1865, apresentou a ideia de regulação estável, muito já se produziu nesta área do conhecimento humano, gerando vasto material de pesquisa científica que apontam para os efeitos da nossa ação consciente para a melhor qualidade de vida pessoal e do ambiente geral.

Os autores Deepak Chopra e Rudolph Tanzi na abertura do livro “Você é Sua Cura: 7 Passos para Turbinar a Imunidade e ter Saúde a Vida Inteira“, fazem uma dedicatória que, com amor e respeito, reproduzo e dedico:

Ao curador que existe em cada um de nós”.

Gostou de saber mais sobre o que é homeostase? Agora, continue com a gente e confira outros artigos, aqui no Personare

Bibliografia:

Fructuoso, Paulo Cesar. A Face Oculta da Medicina, Educandário Social Lar de Frei Luiz – 2013

Elesbão, Clóvis José. Os Parasitas da Energia Vital, a readiestesia e a odomertia – Itapuã Editora Gráfica – 1999

Motz, Julie. Mãos de Vida. Editora Cultrix – 1998

Barreto, Adalberto de Paula. Quando a Boca Cala os Órgãos Falam – desvendando as mensagens dos sintomas – Gráfica LCR – 2012

Chopra, Deepak. A Cura Quântica, o poder da mente e da consciência na busca da saúde integral – Gráfica do Círculo do Livro -Copyright © Deepak Chopra, 1989.

Pearsall, Paul. Memória das Células: a sabedoria e o poder da energia do coração. Publicações Mercuryo Novo Tempo – 2013.

Cortez, Célia Martins. Fisiologia Aplicada à Psicologia. Célia Martins Cortez, Dilson Silva . Guanabara Koogan – 2008.

Goswami, Amit. O Ativista Quântico: princípios da física quântica para mudar o mundo e a nós mesmos. Editora Aleph – 2010.

Veltheim, John E. The Body Talk System: The Missing Link to Optimum Health – Editora Parama – 1999

Liimaa, Wallace – Pontos de Mutação na Saúde – Editora Aleph – 2011.

Chopra, Deepak e Tanzi, Rodolph E. – Você é a sua cura: 7 passos para turbinar a imunidade e ter saúde a vida inteira – Editora Alaúde- 2018.

Fontes:

O Que é Fisiologia – Museu de Ciências da Vida (UFES)

Artigo “Resposta ao Estresse: I. Homeostase e teoria da alostase” (UFRN)

O Que é Homeotase – Essential Nutrition

Heart Math Institute

Celia Barboza

Celia Barboza

Terapeuta Integrativa, Celia Barboza é certificada em BodyTalk Sistem, Master em Programação Neurolinguística, Consteladora, integrando outros saberes filosóficos para uma abordagem terapêutica profunda.

Saiba mais sobre mim