Logo Personare vertical

Ano Novo Astrológico✨

Pesquisar
Entrar

O que é índice glicêmico?

Saiba como ele atinge a nossa saúde e como reduzir seus danos

Compartilhe

Atualizado em

Você já deve ter ouvido falar sobre este termo, mas você sabe o que é índice glicêmico?

É um indicador sobre como podemos classificar os alimentos de acordo com a velocidade de digestão e absorção, mensurando seu efeito na glicemia após a refeição, utilizando como referência a glicose ou o pão branco.

Em outras palavras, índice glicêmico é o impacto que determinado alimento causa diretamente na sua saúde!

A maioria dos alimentos tem carboidrato (glicose) na sua composição. O que diferencia um alimento do outro é a quantidade e a velocidade com que esta glicose entra na nossa corrente sanguínea. 

Qual o impacto do índice glicêmico na nossa saúde

Quanto mais rápida for a entrada (absorção), mais prejudicial será para nossa saúde. 

Isto porque uma grande quantidade de glicose no sangue de forma repentina gera um esforço enorme para o nosso pâncreas produzir muita insulina para colocar toda a glicose para dentro das células.

A glicose não pode ficar na corrente sanguínea por muito tempo e em grandes quantidades, pois é altamente reativa e pró-oxidante, gerando estresse oxidativo quando circula “livre” no sangue. 

Desta forma, o organismo tem de dar conta de colocar para dentro das células o mais rápido possível.

Então, quando ingerimos um alimento com ALTO índice glicêmico, estamos desgastando a nossa saúde e a eficiência da resposta glicêmica do nosso organismo. 

Se este processo ocorrer muitas vezes ao dia durante anos, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, obesidade, colesterol alto (hipercolesterolemia), triglicérides alto (hipertrigliceridemia), dentre outras… 

Continua após a publicidade

Como saber qual alimento tem alto índice glicêmico?

Os alimentos com ALTO índice glicêmico são aqueles que têm açúcar e farinhas refinadas (farinha de trigo branca, amidos e féculas) em sua composição. 

Evite alimentos ultraprocessados (salgadinhos, biscoitos, bolos), doces, balas, pães brancos, massas e sobremesas não saudáveis.

O importante é saber o que reduz o índice glicêmico dos alimentos, das preparações ou refeições! Assim, todas as vezes que for escolher um alimento, preparação ou fazer uma receita, saberá como diminuir o impacto na sua glicemia. 

Adicione FIBRAS, PROTEÍNA E GORDURA.

Estes nutrientes, quando associados ao carboidrato, lentificam a digestão e, consequentemente, a absorção da glicose. 

Portanto, sempre acrescente principalmente fibras às suas preparações ou coma junto com a fonte de carboidrato! Além de diminuir o índice glicêmico, servirá de alimento para as bactérias benéficas do intestino.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Carina Muller

Carina Muller

Já transformei positivamente a vida de milhares alunas através do meu método que une a Ciência da Nutrição Funcional com a arte da Gastronomia Saudável, prevenindo e tratando doenças com o poder de cura dos alimentos, de forma simples, prática e deliciosa.

Saiba mais sobre mim

Leia em seguida: