Pesquisar
Loading...

A importância da preparação emocional para a gestação

A preparação emocional para a gestação pode transformar a maneira como recebemos as crianças no mundo

Atualizado em

A preparação emocional para a gestação pode transformar a maneira como recebemos as crianças no mundo. Imagine um cenário onde o casal, antes de engravidar, se prepara física e emocionalmente para acolher essa nova vida de forma mais consciente.

E se, além disso, esse casal trabalhasse suas questões emocionais, muitas herdadas de seus próprios pais, encerrando um ciclo de traumas e dores antes de gerar seus filhos? 

Já percebeu se na sua família há medos, traumas, inseguranças ou comportamentos repetitivos que passam de geração em geração? 

Em processos de autoconhecimento e terapias, é comum nos depararmos com questões da infância e até mesmo do período gestacional. Isso reforça a importância dessas fases para a vida adulta. 

Prevenir essas influências e contribuir para um mundo mais consciente através da Psicoembriologia é o que abordaremos neste artigo.

Períodos importantes da preparação emocional para a gestação

Para formar uma pessoa saudável, não apenas fisicamente, mas emocionalmente, precisamos lembrar das fases de pré-gestação e intrauterina. Isso porque é exatamente nelas que os cuidados preventivos poderiam ser iniciados.

Esses são dois períodos importantes para a preparação emocional para a gestação:

  1. Antes da concepção do bebê: vocês dois precisam pensar e ter muito claro como está a vida e a conexão do casal e com que intenção o futuro filho está sendo gerado.

    As respostas vão dar início a uma série de pontos a serem observados e até mesmo trabalhados para o casal poder estabelecer objetivos e dar esse passo de forma mais segura.
  2. Durante a gravidez: o bebê recebe as emoções da mãe através das descargas hormonais, como adrenalina ou serotonina, por exemplo. S

    e a gestante passa a maior parte da gravidez sob muito estresse, preocupações, ansiedade, estas descargas fazem uma espécie de marcador no bebê, criando registros negativos em seu sistema psíquico e muito possivelmente, impactando na personalidade da criança e futuro adulto.

Atenção com a culpa

Em algum momento, a gestante passará por estresse ou preocupações, principalmente relacionadas ao parto. Isso é normal.

Ter sentimentos negativos não deve ser motivo de culpa para quem já está passando por uma série de grandes transformações.

O mais importante é saber como manejar esses sentimentos com o objetivo de minimizar ao máximo os impactos no bebê e também trazer mais qualidade de vida e tranquilidade para a mãe.

O bebê absorve emoções

O bebê não entende que é um sujeito diferente da mãe, essa consciência chegará a ele somente após alguns meses depois do parto. Por isso, ele se torna uma esponja, absorvendo tudo como se fosse dele.

O bebê já absorveu o que está acontecendo e, portanto, sabe a verdade. Por isso, sempre falamos a verdade ao bebê e acolhemos esta mãe, sem julgamentos sobre o que ela está sentindo nesta gravidez. 

LEIA TAMBÉM:

O melhor lugar para preparação emocional para a gestação

A gestação psicoassistida por um psicoembriólogo vai ajudar pessoas que querem ou estão gerando um bebê a realizarem um filtro psíquico para separar as heranças negativas que os pais poderiam passar para o bebê.

Na Psicoembriologia, é possível ensinar meios para que a mãe tenha uma comunicação verbal e mental com seu bebê e possa explicar ao feto o que está acontecendo em cada situação.

O acompanhamento com a Psicoembriologia pode ser iniciado antes mesmo da gestação, para um trabalho de pré-concepção ou assim que a gravidez for descoberta. 

Como é uma consulta de Psicoembriologia

Semanalmente, a gestante ou o casal terão um espaço seguro onde poderão trazer suas questões sobre o período que estão vivenciando e o psicoembriólogo faz o filtro destas emoções com o bebê. 

É um banho de linguagem, onde através da fala é possível levar clareza e tranquilidade ao bebê e aos pais.

Nas sessões, também são utilizados relaxamentos, visualizações criativas e feita a preparação emocional para o parto e pós-parto.

Mesmo nos casos de uma gravidez não planejada, é totalmente possível acolher este casal ou a mãe e trabalhar na prevenção de registros negativos, principalmente quando se trata de uma gravidez indesejada.

Através das sessões, trabalhamos a construção do vínculo entre mãe e bebê e o desejo de vida existente em cada um deles.

Importante é dar o seu melhor

Não existem pais perfeitos e nem é possível prevenir 100% das influências negativas. Além disso, sempre haverá o livre arbítrio da própria criança, que é um sujeito e fará suas escolhas. 

A questão é fazer o melhor possível de acordo com as possibilidades: adultos mais conscientes formam filhos mais conscientes. Filhos conscientes contribuem para um mundo melhor.

Monalihsa Cávallaro

Monalihsa Cávallaro

Psicanalista, Psicoembrióloga e Nutricionista que escolheu atuar na nutrição do corpo físico, mental e emocional. Atua na assistência a pessoas de todas as idades, desde o ventre até a fase adulta, usando como base a Psicanálise, a Psicoembriologia e o olhar integrativo das terapias energéticas.

Saiba mais sobre mim