Pesquisar
Loading...

Como se preparar para o frio com ajuda do Ayurveda

Entenda como a mudança de estações impacta nas nossas vidas e veja dicas para lidar com o frio tanto no Outono quanto no Inverno

Atualizado em

A natureza, assim como a vida, se expressa em ciclos. Se aprendermos a nos alinhar com esta força cíclica, desfrutaremos de muitos benefícios na nossa saúde e bem-estar. As mudanças de estação são alguns dos ciclos que mais nos influenciam. Pensando nisso, é possível se preparar para o frio e reduzir os danos.

A seguir, explico mais sobre a influência da mudança de estações nas nossas vidas e compartilho dicas da Ayurveda para lidar com o frio tanto no Outono quanto no Inverno.

Como as estações nos influenciam?

Nosso corpo recebe influências a cada mudança de estação e sofre alterações. Isto porque cada Dosha (perfis biológicos do organismo) naturalmente aumenta durante as estações que apresentem qualidades semelhantes a ele.

O Verão é uma estação de calor e umidade, e logo após entramos no Outono, que é um clima mais frio e, principalmente, mais seco. No Brasil, esta estação não é tão marcada pelo frio como em outros países, porém, é necessário que tenhamos alguns cuidados por conta desse atributo mais seco.

Para o Ayurveda, a natureza seca e fria do Outono agrava o Vata Dosha (ar e éter). Logo, uma pessoa com tendência a desequilibrar no Vata precisa tomar certos cuidados durante o frio do Inverno, pois são os mesmos atributos naturais deste Dosha.

Como o Ayurveda pode ajudar na troca de estações

A medicina Ayurveda (entenda o que é aqui) nos revela a importância de seguir uma rotina, da alimentação equilibrada e autocuidado para um maior equilíbrio do Dosha afetado pela estação.

Para ajudar a manter ou restaurar este equilíbrio, é fundamental fazer mudanças na dieta e estilo de vida ao longo do ano.

Geralmente, por conta da temperatura externa, procuramos regular a temperatura corporal com a escolha de roupas propícias a cada estação, mas também é comum ajustarmos os alimentos que consumimos. Mas o que seria mais adequado?

Para se preparar o frio e ajudar a aumentar o calor corporal em dias mais gelados, é recomendado caldos, alimentos aquecidos, chás (veja aqui dicas para os dias frios) e o uso de especiarias nas refeições.

A Ayurveda amplia nosso conhecimento em relação ao assunto, revelando-nos outros recursos de que dispomos para manter o equilíbrio sazonal. Com isso, se consegue também alívio para certos desconfortos, comuns durante as transições sazonais, como gripe, alergia e tosse. 

Você já deve ter percebido, por exemplo, como acumulamos mais muco durante o inverno. Logo, alguns hábitos podem ser evitados que facilitam esses desconfortos.

Como se preparar para o frio

No final do Outono, com o clima mais frio, é recomendável a todos consumir mais alimentos e bebidas quentes. Muito descanso e relaxamento também são aconselháveis, pois é um período dinâmico em que toda a natureza se prepara para o próximo Inverno.

A seguir, vamos resumir dicas gerais para todos no frio:

  • A alimentação mais quente e úmida.
  • Pegue 15 minutos ao menos de sol quando possível.
  • Todos os dias procure fazer uma atividade física até começar a suar.
  • Cominho, cúrcuma, gengibre, canela, sal, cravo, mostarda e pequena quantidade de pimenta são aceitáveis e combatem o frio. As especiarias são terapêuticas – saiba mais aqui.
  • Procure consumir água morna ao longo do dia.
  • Chás digestivos sempre são bem vindos. Veja aqui como fazer chás digestivos.
  • Pela manhã, faça uma oleação do corpo com óleo de gergelim morno, espere 15 minutos para se banhar.
  • Para as pessoas que tendem a ter muito frio nos pés, procure aplicar na rotina escalda-pés com água morna e também com chás calmantes, como camomila e lavanda.
  • Antes de dormir, faça uma oleação dos pés com óleo de gergelim morno e proteja com meias.
  • Vale, ainda, fazer o Detox Ayurveda (veja aqui como) em qualquer estação e regularmente para eliminação dessas toxinas do nosso ser para que retorne ao estado natural de bem-estar e saúde.

Dicas para cada Dosha no frio

Como o fogo digestivo é forte no Inverno, no geral, todos nós podemos desfrutar de alimentos um pouco mais pesados. Mas há algumas dicas específicas para cada tipo de Dosha. Se você não sabe o seu, existem alguns testes online, mas o ideal é consultar um especialista.

Vata

  • Tipos Vata devem tomar cuidado extra evitando os sabores adstringentes e amargos, pois resfriam e ressecam ainda mais o corpo.
  • Para equilibrar o Vata no Outono, é importante trazer calor, oleosidade, nutrição profunda, relacionamentos amorosos e uma sensação de estabilidade, rotina e aterramento para o seu dia a dia.
  • O Inverno é frio e úmido; em alguns lugares, seco e intenso, atentando especialmente se você for Vata. 
  • Os Vatas devem se aquecer no inverno, e tomar as medidas necessárias para compensar a secura dos dias ventosos e aquela provocada pela calefação nos espaços fechados. 
  • Os óleos são fundamentais para a nutrição do Vata, aposte em óleo de gergelim ou ghee em suas refeições e na automassagem prefira o óleo de gergelim.

Kapha

  • Já os Kaphas devem evitar os muito salgados, doces, assim como alimentos frios, oleosos e gordurosos. 
  • O Inverno é frio e úmido; em alguns lugares, seco e intenso, atentando especialmente ao Dosha Kapha.
  • Tipos Kapha devem fazer mais exercícios durante esta época do ano, em vez de cederem ao friozinho e hibernarem. 
  • Os indivíduos Kapha devem evitar açúcar, alimentos frios (sorvetes) ou de natureza fria (como a banana), óleos e gordura, principalmente animal, difícil de se digerir no nosso organismo.
  • Se perceber excesso de muco pela manhã, procure ingerir água morna com 1 colher de chá de mel envelhecido (mais de 6 meses de fabricação).
  • Priorize refeições com alho, gengibre, canela, cominho, mostarda e pimenta-preta.

Pitta

  • Nas estações mais frias é quando o Pitta se sente mais em equilibrio com o meio. Pois este que já tem o calor interno do fogo digestivo, agora não irá superaquecer com o ambiente externo.
  • No frio há um aumento do calor interno – fogo digestivo – nas pessoas do tipo Pitta (fogo + água) é importante tomar cuidado para que não aumente tanto a digestão e gere desconforto.
  • Não pule refeições, pode aumentar ainda mais o fogo digestivo.
  • Os tipos Pittas podem evitar o uso de picantes e salgados, se apresentar este desconforto.
  • Consuma bastante água em temperatura ambiente, pequenos goles ao longo do dia.
  • Prefira os sabores suavemente doce e amargo, quando perceber esse excesso de calor interno.
Deborah Ocampo

Deborah Ocampo

Terapeuta Ayurveda especializada nos tratamentos ayurvédicos. Instrutora e praticante de Yoga. Graduando em nutrição.

Saiba mais sobre mim