Significado energético do Pulmão: funcionamento e causas de problemas
De acordo com a Medicina Chinesa, mágoa e angustia afetam a saúde deste órgão. Entenda o significado energético do pulmão e como cuidá-lo
Por Eric Flor
O pulmão, para Medicina Chinesa, tem a ver com a função que conhecemos no Ocidente, receber e filtrar o ar no nosso corpo, mas mais do que isso. Nesse processo, o significado energético do pulmão purifica nosso corpo, mantendo o que é necessário para nossa sobrevivência.
Dessa forma, entende-se que algumas emoções têm impacto direto no funcionamento desse órgão. Sendo assim, o significado energético do pulmão está diretamente ligado a Energia Vital, tão importante para todos nós.
Algumas emoções afetam o pulmão porque esvaziam nosso corpo de Energia Vital. Por isso, é tão importante saber cuidar desse órgão dando atenção a essas emoções.
Pulmão para Medicina Ocidental
O pulmão é o centro do sistema respiratório. Cada célula do nosso corpo precisa de oxigênio para se manter viva e saudável. Além disso, embora seja o centro do sistema respiratório, o pulmão faze parte de todo um sistema bem integrado que inclui boca, nariz, cavidade nasal, garganta, faringe e laringe.
Para a Medicina Ocidental, essas são as funções vitais do pulmão
- Ventilação Pulmonar: é o processo pelo qual o ar entra e sai do pulmão, ou seja, a inspiração e a expiração.
- Troca Gasosa: permite que a troca gasosa entre o ar e o sangue. Na inspiração, o oxigênio entra do pulmão e se difunde para o sangue. E na expiração, o dióxido de carbono é eliminado do pulmão.
- Regulação da Acidez Sanguínea: controla a quantidade de dióxido de carbono no sangue. Quando os níveis desse gás aumenta, o pulmão aumenta a taxa de respiração para eliminá-lo e manter um pH adequado no sangue.
- Proteção: protege o corpo contra agentes externos, como poeira, bactérias e outros micro-organismos.
- Regulação do Fluxo Sanguíneo: ajuda a regular o fluxo sanguíneo no corpo, ajustando o diâmetro dos vasos sanguíneos no pulmão. Isso garante uma quantidade adequada de oxigênio e nutrientes para as células do corpo.
- Aquecimento e umidificação do ar: ajuda a aquecer e umidificar o ar que respiramos, protegendo as delicadas membranas dos alvéolos pulmonares e mantendo o equilíbrio adequado de água e eletrólitos no corpo.
Não vamos nos deter tanto na explicação sob a perspectiva Ocidental, porque nosso objetivo neste artigo é tratar o significado energético do pulmão para a Medicina Chinesa.
Pulmão para a Medicina Chinesa
Na Medicina Tradicional Chinesa, aprofunda-se ainda mais as funções deste órgão. Vamos começar a entender pelo horário de maior funcionamento. Os órgãos atuam em determinados horários como se tivessem seu próprio Relógio.
O pulmão, na Medicina Chinesa, tem um momento exato de maior atuação, ou seja, um horário onde há o máximo de sua funcionalidade.
Isso significa dizer que, nesse determinado horário, a Energia Vital penetra e circula mais e melhor no pulmão. Cada órgão terá o seu horário. Tal fato fornece dados bastante precisos para um diagnóstico, por exemplo, de distúrbios ou doenças, e fornece indicações para entender como diagnosticar e agir em cada caso.
No caso do pulmão, acredita-se que seu horário de melhor atuação é entre 03h e 05h. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se “levantar”.
Esse órgão é responsável por levar a Energia Vital para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos.
Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar. Afinal, a base da meditação é a respiração lenta e profunda.
Emoções nos significados energéticos do pulmão
Entende-se que o significado energético do pulmão tem relação muito direta com algumas emoções que podem trazer problemas a esse órgão.
Aflição pode causar, por exemplo, estagnação da Energia Vital no tórax. Com isso, na visão da Medicina Chinesa, nódulos nessa região podem se formar.
Tristeza e mágoa também podem esvaziar a Energia Vital do pulmão. Seus sintomas comuns aparecem no tom de voz fraco e choroso. Ou seja, tais emoções são observadas nos sintomas manifestados com uma leve sensação de tensão do peito e nos ombros, e até falta de ar.
Desarmonias do pulmão e do organismo
Os pulmões são considerados como a residência da Alma Corpórea. Sendo assim, está relacionado à capacidade de movimento, de funcionalidade e de sensibilidade de cada pessoa.
Com isso, entende-se também que o significado energético do pulmão está lidado à capacidade de sentir dor. Isso porque o pulmão gerencia a Energia Vital, o Sangue e Líquidos Corporais. E, claro, influencia alma e emoções.
Essa é a governança do pulmão em relação a Energia Vital recebida pelo nosso corpo através da respiração e o nosso organismo:
- Energia Vital e a respiração
- Controlar os canais e vasos sangüíneos
- Controlar a dispersão e a descida da Energia Vital e dos Fluidos Corpóreos
- Regular todas as atividades fisiológicas
- Regular a passagem das Águas pelo organismo
- Controlar a pele e o espaço entre pele e os músculos
- Manifestar-se nos pelos corpóreos
- Abrir-se no nariz
- Controlar o muco nasal
- Abrigar a Alma Corpórea
- Ser afetado por aflição, mágoa e tristeza
Significados energéticos do Pulmão
Sua força, seu tom e sua clareza de voz dependem do Pulmão. Uma vez saudável, certamente vai emitir um claro soar. Se o Pulmão está fraco, logo a voz pode ser baixa e o tom de voz pode ser amortecido.
Entenda algumas questões envolvendo o significado energético dos pulmões:
Gripes e resfriados
Para a Medicina Chinesa, o pulmão vai governar a Energia de Defesa, sobretudo por ser um órgão que capta as energias do ar, que é a Imunidade.
Porém atua em defesa também num nível Mental da Alma Corpórea, protegendo a pessoa de influências externas psíquicas. Alguém que se afeta com facilidade por influências negativas pode estar com fraqueza da Alma em razão do funcionamento ruim do pulmão.
Em seu governar a respiração, queremos dizer que o Pulmão inala o ar, ou seja, Energia Vital pura, para depois exalar o que é impuro, o que é formado pelos gases eliminados, como, por exemplo, o gás carbônico.
Assim, este processo de renovação constante do ar puro assegura o funcionamento dos processos fisiológicos do organismo. Portanto, uma pessoa com a energia do pulmão em desarmonia pode ser mais propensa a pegar gripes, resfriados, sinusites, rinites, otites e outros problemas.
É bom saber que problemas respiratórios como as rinites e sinusites são doenças que causam secreções, que são causadas pela umidade. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a origem disso vem do Baço-Pâncreas.
Entende-se que a umidade que causa estas secreções pode estar ligada diretamente ao Baço-Pâncreas uma vez que estes órgãos estão também tem elo com o Pulmão.
Portanto, uma dieta adequada para o Baço-Pâncreas vai ajudar a tratar as secreções, trabalhando em conjunto com a melhora da Energia de defesa do Pulmão.
Problemas de pele
O pulmão, na Medicina Chinesa, também é associado à pele. Logo, acredita-se que uma pessoa que nasce com algum problema respiratório, provavelmente vai enfrentar problemas de pele também.
Isso porque recebe os fluidos refinados do Baço, os reduz a uma névoa fina e os pulveriza por toda a área sob a pele e os músculos. Os Fluídos são a Energia Defensiva, então pulverizada entre as células.
Significa que propaga os Fluidos Corpóreos de maneira uniforme por todo o organismo, administra a abertura e o fechamento dos poros. Portanto, se o pulmão dispersar os fluidos normalmente, então a pele terá brilho, abertura e fechamento dos poros. Além disso, a a regulação da sudorese será normal.
Porém se essa função estiver prejudicada, então a pele será privada da nutrição e de umedecimento, tornando-se áspera e seca.
Intestino grosso e Fígado
O Pulmão também está diretamente ligado ao intestino grosso. E os problemas ali causados pode ser em relação ao fígado enviando energia diretamente para o pulmão, um fenômeno chamado contra-dominância, onde o fogo do fígado é enviado para algum dos órgãos, gerando inflamações.
E, além disso, pode chegar à pele causando inflamações, urticárias, dermatites e psoríase, por exemplo. Tais problemas têm origem em órgãos desarmonizados que atrapalham o funcionamento do pulmão.
Como cuidar dos pulmões
Se você chegou, já entendeu as desarmonias e suas causas ao pulmão. E também conheceu as influências que o pulmão tem sobre outros órgãos.
Diferentemente da Medicina Ocidental, que trata somente o problema e os sintomas, a Medicina Chinesa investiga a fundo as causas dos problemas envolvendo cada órgão. Com isso, você recebe diagnóstico sobre o problema, entenda as causas e recebe propostas de soluções.
Assim, as desarmonias que citamos relacionadas ao significado energético do pulmão podem ser tratadas com:
- Acupuntura para fazer a energia circular no pulmão e no estômago sem que elas fiquem estagnadas. Com isso, libera-se, calor e tudo mais que estiver estagnado,
- Aromaterapia para facilitar a passagem do ar, combater vírus e bactérias, fortalecer o sistema imunológico, descongestiona e ajuda a melhorar inflamação das fossas nasais.
- Escalda pés auxiliam no calor e na movimentção da Energia Vital.
- Laserterapia, auriculoterapia, Reiki e Pranic Healing são bastante eficazes visto que a Medicina Tradicional Chinesa não trata apenas o sintoma, mas procura ir na origem do problema.
Se você se identificou com algumas questões apresentadas no artigo busque uma destas terapias para te ajudar.
Eric Flor é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos online e presenciais em João Pessoa com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing (Cura Prânica) na promoção de saúde em todos níveis, equilíbrio e bem-estar.
Saiba mais sobre mim- Contato: eriflorfrancisco@gmail.com
- Site: https://ericflor.com.br/