As superstições de Ano Novo funcionam?

Especialistas do Personare analisaram as superstições de Ano Novo das famosas e contam a verdade por trás das práticas

Compartilhe

Atualizado em

Vai chegando o fim de ano e muita gente procura por práticas para impulsionar suas metas para o novo ciclo. Nem as celebridades escapam das superstições de Ano Novo!

Pesquisamos algumas práticas feitas por atrizes, cantoras, apresentadoras e outros famosos e fomos atrás para saber se funcionam mesmo e por quê.

Consultamos especialistas do Personare de diferentes áreas, desde terapeutas energéticos e cromoterapeutas até especialistas em imagem, e te contamos a seguir se as superstições de Ano Novo das famosas funcionam.

Desde já, fica o aviso: ritual é coisa séria! Trata-se de uma cerimônia sagrada, geralmente liderada por uma pessoa iniciada para o ato. Mas existem práticas que podemos aprender e fazer em casa, na praia ou onde estivermos para potencializar nossas metas e objetivos.

Por falar em metas, confira aqui se as suas estão alinhadas com as previsões para 2025!

Antes de continuar, temos uma sugestão para você:
PREPARE-SE PARA FAZER DE 2025 O SEU ANO!

PREPARE-SE PARA FAZER DE 2025 O SEU ANO!

Quer um 2025 com mais propósito e conquistas? O curso Prepare-se para 2025 reúne previsões, práticas terapêuticas e estratégias para você tirar seus sonhos e metas do papel.

O que faz uma prática ritualística funcionar

Além dos elementos e do passo a passo de cada ritual, vale a pena ter em mente o poder de foco e conexão que cada um carrega.

“A mente tem a incrível capacidade de atrair para a nossa vida tudo aquilo que está preenchendo o nosso pensamento. Tudo que conseguimos imaginar e acreditar, a mente consegue criar. Mas o que vale mesmo é o poder da intenção”, explica Mariana Hein, mentora de desenvolvimento pessoal.

Por isso, segundo ela, superstições e simpatias “não têm contraindicação”. Porém, também não fazem milagre.

“Não basta fazê-la e esperar que as coisas aconteçam como mágica na sua vida. Você precisa agir”, alerta a especialista.

Guia 2025: saiba tudo sobre o novo ano

Continua após a publicidade

Quais superstições de Ano Novo das celebridades funcionam?

A seguir, contamos como são as superstições de Ano Novo já adotadas por algumas celebridades, com a explicação especializada de cada prática.

Lingerie da cor do ano

Usar lingerie com a cor do ano é uma superstição bastante conhecida. A atriz Flávia Alessandra já declarou ser adepta dessa prática para conquistar suas metas no ciclo.

A influenciadora Thaynara OG opta sempre pela calcinha amarela que, nesta Virada, vai coincidir com a cor do ano.

Funciona? SIM!

Por que: Essa é uma prática realmente eficaz! Segundo a cromoterapeuta Solange Lima, a cor de 2025 é o Amarelo Ouro. Para quem busca crescimento, clareza e renovação, é o suporte energético ideal, pois traz luz, expansão mental, prosperidade e otimismo.

Banho de ervas e sal grosso

Em 2022, a influenciadora Gabi Lopes afirmou que faz limpeza com banho de ervas e uma limpeza mais profunda com sal grosso para o Ano Novo.

Funciona? SIM!

Por que: Conforme a terapeuta Simone Kobayashi, o sal grosso tem a propriedade de absorver toda e qualquer energia negativa acumulada, enquanto as ervas são uma forma natural e poderosa de nos proteger e blindar da negatividade.

🌿 Veja aqui o guia de plantas e ervas para proteger sua energia para fazer o seu banho neste Ano Novo.

Mapa Numerológico

A comediante Flávia Reis garantiu que faz o Mapa Numerológico para saber as vibrações para o novo ano e ainda usa a cor relativa ao número do seu Ano Pessoal.

Funciona? SIM!

Por que: De acordo com o numerólogo Yub Miranda, cada ano é regido por um número, que fornece as tendências coletivas, mas cada pessoa tem seu próprio número regente do ano.

O Mapa Numerológico do Ano (que você pode fazer gratuitamente aqui) revela o seu Ano Pessoal e, através dele, você pode entender o que é essencial e potente e o que pode ser desafiante entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025 na sua vida.

Com base nesse número, você também descobre qual é a sua cor para o novo ano e como expandir seu potencial no ciclo.

Ritual da prosperidade

A apresentadora Luciana Gimenez costuma realizar um ritual de prosperidade, escrevendo uma lista de desejos para o próximo ano e outra de agradecimento pelo ano que passou. Depois, coloca mel nas duas listas e adiciona sementes de romã, além de cruzar com dois pedacinhos de canela.

Não tão ritualístico é Xamã, também adepto de romã. O cantor declarou que costuma comer a fruta no Ano Novo e guardar uma semente na carteira.

Funciona? SIM!

Por que: Segundo a terapeuta energética Aline Lang, o ritual de Luciana Gimenez combina elementos simbólicos que representam prosperidade e gratidão. O mel é conhecido por atrair doçura e abundância, enquanto as sementes de romã simbolizam fertilidade e prosperidade. Já a canela também atrai prosperidade.

A combinação destes elementos reflete a intenção de atrair boas energias e fartura para o ano novo. Mas não existe milagre, lembre disso. É preciso agir!

Roupas brancas e outros tons claros

Esse é um clássico! Usar roupas claras na Virada, especialmente branco, é a escolha de celebridades como a atriz Ana Hikari e o apresentador Ronnie Von.

A atriz Erika Januza, inclusive, contou que passa o réveillon com cores que remetem às boas energias, como amarelo, branco ou vermelho, mas nunca de roupa escura.

Funciona? DEPENDE!

Por que: As cores são superimportantes para você relacionar suas intenções e suas metas, segundo Solange Lima. Por exemplo, vermelho com paixão, laranja com prosperidade, verde para serenidade.

🎨 Veja aqui o significado de todas as cores de Ano Novo

Porém, quanto a usar roupas escuras, a cromoterapeuta explica que não existe uma cor ruim. Todas as cores são favoráveis e têm sua energia com qualidades. Usar roupa preta no Ano Novo, por exemplo, vibra poder, requinte e sofisticação. Por isso, confira o significado das cores e escolha segundo as suas metas!

Pular sete ondas

Essa também está entre as principais superstições de Ano Novo. Entre os adeptos estão a cantora Luiza Possi, a atriz Paula Barbosa e a ativista Luisa Mell, que ainda faz um pedido para cada onda.

Funciona? DEPENDE!

Por que: Segundo Mari Hein, quem pula sete ondas do mar pode ser protegido por Iemanjá e receber de volta purificação e forças para vencer os obstáculos no novo ano.

O número 7 faz sentido para a Umbanda, pois representa Exu, que é filho de Iemanjá. Além disso, os sete pulos seriam uma representação de pedidos feitos para orixás diferentes.

Aline Lang ainda acrescenta que a água tem poderes ligados à flexibilidade, ao equilíbrio e à cura emocional. Por isso, o contato com o mar pode ajudar a equilibrar suas emoções para começar o novo ciclo.

Comer lentilha

Essa prática também tem alguns adeptos famosos, como as apresentadoras Talitha Morete, Claudete Troiano e Ana Maria Braga.

Aliás, Ana Maria vai além, se posicionando em algum lugar bem alto para comer lentilha sem os pés no chão, com o objetivo de atrair sorte e dinheiro.

Funciona? DEPENDE!

Por que: A lentilha é associada à prosperidade e à riqueza em muitas culturas. O gesto de comer lentilhas do alto é um símbolo de elevar os desejos e intenções, buscando atrair sorte e prosperidade para o ano que se inicia.

Porém, Simone Kobayashi ressalta, mais uma vez, que não existe milagre. Mais importante do que sentar no alto é elevar seus pensamentos e vibrações. O campo energético pode guiar você como uma bússola aonde quer chegar.

Calcinha branca

A atriz Marina Ruy Barbosa passa a virada ao lado das pessoas que ama e usa calcinha branca para atrair paz. O mesmo já fez sua colega de profissão Talita Younan, que não abre mão de que a peça seja nova.

Funciona? SIM!

Por que: Segundo a consultora de imagem Danielle Olivieri, a tradição de usar branco no Ano Novo surgiu por influência das religiões afro-brasileiras. Fiéis da umbanda e do candomblé, por exemplo, utilizam roupas brancas em homenagem a Iemanjá, mãe de todos os orixás.

Na Cromoterapia, conforme Solange Lima, o branco não tem função terapêutica. Porém, como representa a luz, a junção de todas as cores, a cor branca remete à pureza, à perfeição e à paz.

🌈 Veja mais aqui sobre a cor da calcinha no Ano Novo

Velas

A apresentadora Angélica contou que pede saúde e acende uma velinha no Ano Novo, pedindo proteção.

Funciona? SIM!

Por que: De acordo com Aline Lang, quando acendemos uma vela, ativamos o elemento Fogo, que representa vontade e ação. Por isso, a vela tem o poder de ativar a intenção, assim como purificar, transmutar, trazer paixão e motivação, mas também destruição.

É por isso que a terapeuta Regina Restelli afirma que é preciso ter muito cuidado, respeito e responsabilidade ao acender velas. Além de evitar acidentes, o fogo simboliza o sagrado e pode queimar tudo, inclusive o que não queremos. Por isso, deve ser usado com parcimônia e reverência.

Roupas novas

O apresentador Thiago Oliveira declarou que costuma usar tudo novo, inclusive a cueca (e branca). Já a cantora Mara Maravilha não só usa roupa nova como colorida e, se tiver brilho, melhor ainda!

Funciona? DEPENDE!

Por que: conforme Danielle Olivieri, a ideia de não usar as mesmas peças é uma herança do governo de Napoleão Bonaparte, no início do século XIX, que visava proteger e desenvolver a indústria têxtil de seu país.

Atualmente, esse conceito não funciona e não cabe mais. Cada pessoa deve usar o que couber no seu bolso. Caso repita roupa, a dica é apostar em acessórios.

Quanto ao brilho, vai do gosto de cada um. Não tem relação com prosperidade, mas com a imagem que você quer transmitir.

Não comer aves

No ano passado, a médica e ex-BBB Amanda Meirelles afirmou que não come carne de galinha no Ano Novo, pois a ave cisca para trás. Isso é o oposto de outra tradição, a de comer cortes de suíno, já que o porco fuça para a frente. Ambas são metáforas para o que desejamos no novo ano.

Funciona? DEPENDE!

Por que: segundo a nutricionista e terapeuta de Thetahealing Priscila Monomi, a alimentação vai muito além de nutrir o corpo. Crescemos em meio a festas, comemorações e tradições familiares que sempre envolvem comida.

Acreditar que comer aves na ceia não trará prosperidade pode mesmo trazer um ano não muito bom. Mas não pela ave, e sim pela crença/intenção.

Nesse caso, coma aquilo que você acredita que te trará prosperidade. “O que mais importa é a intenção por trás de cada ação. Se comer uva, romã, lentilha, carnes suínas, bovinas ou peixes te fazem acreditar em um ano próspero e com energias renovadas, com certeza te fará bem”, afirma Priscila.

🥗 Comida e Prosperidade: segredos para atrair abundância no Ano Novo

Olá, essa matéria foi útil para você?
Personare

Personare

Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim

Leia em seguida: