Pesquisar
Loading...

Coronavírus: o que é, sintomas e como tratar

Vírus causa infecções respiratórias que vão de leve a grave; primeiros sintomas podem aparecer até 14 dias contato transmissão

Atualizado em

Você sabe o que é o Coronavírus, o assunto do momento no mundo todo? O Coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias que vão de sintomas leves a graves, de acordo com o Ministério da Saúde.

O novo Coronavírus vem sendo chamado Covid-19 e o primeiro caso foi descoberto no último dia de 2019 na China.

A doença não é nova. Ela foi descoberta em 1937, mas só em 1965 passou a se chamar coronavírus por seu perfil parece uma coroa.

As pessoas mais propensas a se infectarem com o Coronavírus são crianças pequenas, idosos e pessoas com a imunidade baixa.

Quais os sintomas do Coronavírus?

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Batimento das asas nasais

Quem apresenta sintomas do Coronavírus deve procurar atendimento médico imediatamente e informar a respeito do contato com pessoa que tem histórico recente de viagem à China, à Itália ou outros países com casos confirmados da doença.

Os primeiros sintomas podem aparecer entre 2 e 14 dias após a infecção por coronavírus.

Mas é importante lembrar que a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico.

O Coronavírus pode causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, segundo o Ministério da Saúde.

Essas doenças são a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Como o Coronavírus é transmitido?

As formas de transmissão do Coronavírus ainda estão sendo investigadas, mas já se sabe que há risco quando uma pessoa tem contato próximo com alguém que apresenta o sintoma e costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva
  • espirro
  • tosse
  • catarro
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde alerta que o Coronavírus apresenta transmissão menos intensa que o vírus da gripe comum.

A duração da transmissão viral do Coronavírus ainda é desconhecida. De acordo com o Ministério da Saúde, durante o período de incubação e casos sem sintomas não são contagiosos.

Como se prevenir do Coronavírus?

As orientações do Ministério da Saúde para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus, são:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
  • As mãos devem ser higienizadas especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias.
  • Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70%.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

As máscaras cirúrgicas devem ser usadas apenas quando o médico solicitar. Se você é um profissional de saúde deve utilizar medidas de precaução padrão (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Como os casos de Coronavírus são confirmados?

Desde 1 de março de 2020, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde passou a confirmar os casos da seguinte forma:

  1. Caso suspeito 1 – a pessoa deve apresentar três sintomas ao mesmo tempo: febre, um sintoma respiratório e histórico de viagem para área com transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais.
  2. Caso suspeito 2 – a pessoa deve apresentar três sintomas ao mesmo tempo: febre, um sintoma respiratório e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais.
  3. Caso confirmado 1: quando o resultado do exame laboratorial der positivo.
  4. Caso confirmado 2: quando uma pessoa apresenta sintomas e teve contato com paciente que teve exame laboratorial positivo até 14 dias após a investigação

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os casos devem ser registrado por serviços públicos e privados dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica.
Casos de Coronavírus no Brasil

Para acompanhar os casos de Coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde preparou uma página em que publica notícias e boletins epidemiológicos atualizados. Para acompanhar, acesse aqui.

O Coronavírus tem cura?

Nem o Brasil nem qualquer outro país tem ainda tratamento específico para infecções causadas por coronavírus.

Quando há um caso suspeito ou confirmado, a recomendação é que a pessoa infectada fique em repouso, beba bastante água e, com prescrição médica, adote medidas para aliviar os sintomas, como uso de medicamento para dor e febre, uso de umidificador no quarto e tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Onde fazer o exame para Coronavírus?

É possível fazer em laboratórios públicos ou privados, mas apenas a pedido do seu médico.

Mas não é qualquer laboratório que pode atestar o Coronavírus. Eles têm de adotar exame específico para SARS-CoV2 e passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Depois da validação é que o laboratório, seja público ou privado, passa a fazer parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim